compartilhe >>

Morte de adolescente pode ter sido o estopim para duplo homicídio ocorrido em Santa Cruz


Publicado 26/02/2020 08:00
Atualizado 26/02/2020 08:10

Polícia   INVESTIGAÇÃO

A morte de um inocente, a busca pelos culpados e a perda de poder. O assassinato de um adolescente de 14 anos no dia 29 de dezembro do ano passado pode ter sido o motivo que desencadeou um duplo homicídio em Santa Cruz, entre o final do mês de dezembro e o início de janeiro deste ano. O homicídio, que chocou pela brutalidade, também teria causado um racha na facção que domina o tráfico de drogas no Vale do Rio Pardo, conforme apura a polícia. 

Segundo o titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil, delegado Alessander Zucuni Garcia, a suspeita é de que a partir da morte do adolescente a própria facção teria iniciado uma "caçada" em busca dos autores e de quem planejou o crime."Temos elementos que ainda precisam ser confirmados, mas a possibilidade bem viável nesse sentido de ter sido o motivo das mortes ocorridas na sequência", destaca. Ainda conforme o delegado, as investigações ocorrem juntamente com a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), por se tratar de uma vítima menor de idade. "A Polícia ainda apura o porque do adolescente ter sido morto. Pode ser que algum familiar dele tivesse envolvimento com o tráfico e isso tenha motivado o homicídio, mas é algo que ainda está sendo apurado", explica.

O racha

A morte teria sido encomendada por um detento que cumpre pena na Penitenciária Estadual do Jacuí. Com vasta ficha criminal e condenado por diversos homicídios, o homem seria o responsável por dar ordens e planejar mortes pela facção em toda a região. Conforme apurado inicialmente pela polícia, a ordem para matar o adolescente teria partido dele e não foi aceita pela alta cúpula da facção. O entendimento foi de que o adolescente não deveria ter sido executado. Responsabilizado pelo crime, o indivíduo perdeu "poder" desde então e não é mais o responsável por dar ordens dentro da organização criminosa.

A caçada

Além de remover o detento da "liderança" da facção, a alta cúpula teria determinado vingança para os demais envolvidos na morte do adolescente. Um dia depois do assassinato do jovem, um tiroteio na Rua Primavera – no mesmo loteamento – vitimou um jovem de 21 anos. Ele foi atingido diversas vezes e morreu na hora. Outro indivíduo, foi alvejado com um tiro e encaminhado ao hospital, onde também faleceu. O duplo homicídio seria uma "vingança" pela morte do adolescente. A polícia, porém, não confirma que os dois mortos tenham envolvimento na morte do adolescente.

Os autores desse duplo homicídio teriam sido os dois indivíduos presos nesta sexta-feira (21), em operação da Polícia Civil. Relembre

 

 


Foto: Arquivo/Portal Arauto
Delegado Alessander Zucuni, comandou investigação que prendeu suspeitos de duplo homicídio
Delegado Alessander Zucuni, comandou investigação que prendeu suspeitos de duplo homicídio