compartilhe >>

Hospital Vera Cruz e Prefeitura se articulam para buscar referência em Urologia


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 14/01/2020 10:00

Geral   LUTA PERSISTE

As articulações para viabilizar a referência médica ao Hospital Vera Cruz (HVC) avançam. Ontem à tarde, representantes do Município e da Fundação de Saúde Dr. Jacob Blész tiveram reunião com a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O encontro, conforme o prefeito Guido Hoff, foi para questionar o que de fato falta para a viabilização da referência em Urologia. Uma reunião entre as equipes técnicas de engenharia da 13ª e do Município ficou agendada para o dia 24 deste mês. Depois de vistoria na estrutura física do Hospital será apresentado relatório com as necessidades. 

Essas adequações, destaca o Prefeito, vão requerer investimento financeiro. Questionado, Hoff disse que a Prefeitura, em sintonia com o Poder Legislativo, será parceira para viabilizar os recursos. “O que mais queremos é trazer a referência para Vera Cruz, aumentar as receitas do Hospital e melhorar o atendimento”, pontuou ele, que lembrou da aprovação a nível de Estado para que a Capital das Gincanas seja referência no atendimento urológico.

Presidente da Fundação, Clair Tornquist destacou que o encontro desta segunda-feira, que teve entre as presenças a coordenadora regional de saúde, Mariluci Reis, foi para apontar os próximos passos da luta pela especialidade, sonhada há anos. “O primeiro será essa reunião do dia 24 e a partir daí um engenheiro da Prefeitura irá analisar a Portaria com as exigências e construir o projeto arquitetônico”, disse. “Não será um trabalho fácil, rápido, mas estamos avançando”,  acrescentou.

Depois, serão necessárias as modificações estruturais e definições quanto à equipe de trabalho. “Não temos como dar um prazo. Essa, aliás, foi uma pergunta que fizemos na reunião. É muito estudo, leitura da portaria e construção do projeto”, reiterou a presidente, feliz com os avanços visualizados em um futuro próximo.

REUNIÃO DE EQUIPE
O Hospital Ana Nery deixou de fazer a gestão do Hospital Vera Cruz. O anúncio foi feito na última quinta-feira. Já na sexta, dia 10, ocorreu a primeira reunião da nova administração do HVC, encabeçada por Clair e Gilson Becker, ambos membros da Fundação. Eles se reuniram com funcionários para articular o encontro de ontem, além de discutir a reorganização da casa e os rumos que a instituição pretende tomar a partir de agora. O foco, conforme a Fundação, será o pagamento de salários e a retomada de ações junto à comunidade vera-cruzense, a fim de melhorar o atendimento oferecido. Também houve mudanças na equipe, com substituição de enfermeiros e médicos.


Foto Divulgação
Representantes da Fundação e do Município tiveram reunião ontem com a 13ª CRS
Representantes da Fundação e do Município tiveram reunião ontem com a 13ª CRS