compartilhe >>

Confira por que deixar o ar-condicionado na temperatura ideal ajuda a economizar


Publicado 12/01/2020 15:57
Atualizado 12/01/2020 15:59

Geral   VERÃO

Com o calor escaldante dos últimos dias, o ar-condicionado tem se tornado cada vez mais o queridinho dos ambientes. Ajustá-lo na temperatura ideal, realizar a manutenção correta e controlar o tempo de consumo diário são fatores que ajudam a economizar sem perder o conforto.

De acordo com o técnico em instalação de ar-condicionado, Marcius Madsen, ligar o aparelho na temperatura mínima - 16ºC -  não faz com que o ambiente gele mais rápido. Além disso, quanto mais baixa a temperatura selecionada, maior o consumo de energia e o desgate do aparelho. Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), no verão, a temperatura ideal do ar-condicionado em ambientes fechados gira em torno de 22ºC a 25ºC. Por isso, o recomendado é deixar o aparelho nos 23ºC. "Quando você coloca o aparelho no modo "resfriar" ou "cool", a temperatura do vento que sai do aparelho é sempre a mesma, em torno de 8° a 10°. A diferença, nesse caso, será apenas se o ambiente vai permanecer mais quente ou mais frio baseado na temperatura selecionada", explica.

Uma maneira de sentir o ar gelado mais rápido e com mais potência é acionar a função fan na velocidade máxima. "Essa função define a velocidade e a intensidade que o vento sai do aparelho, e pode ser usada em todos os modos. Contudo, passa a sensação que o motor começou a trabalhar, já que emite um som um pouco mais perceptível", afirma o profissional. 

Madsen também lembra que alguns aparelhos, além de conter as funções de resfriar, aquecer, desumificar e ventilar, também carregam em suas particularidades o modo turbo, ou seja, um plus de potência gelada. Também conhecido como jet cool, é essencial para aqueles donos de ar-condicionados que querem um ambiente climatizado em poucos minutos. "O modo turbo é um atalho que, geralmente, aumenta a velocidade de ventilação durante 30 minutos e costuma fazer com que o aparelho opere em 18 graus", cita.

O que pesa no bolso

A temperatura escolhida para o ar-condicionado não é o único fator que influencia o valor de sua conta. Falta de manutenção preventiva, o tempo de consumo diário, o local da instalação, tamanho do espaço não compatível com a potência do aparelho e também o modelo do aparelho influenciam no consumo de energia. Por isso, de acordo com Madsen, é importante procurar uma empresa especializada antes de comprar um condicionador de ar.


Foto: Milena Bender/ Portal Arauto
Confira por que deixar o ar-condicionado na temperatura ideal ajuda a economizar