compartilhe >>

Dupla AveCruz: como foi o 2019 e o que esperar para 2020


Publicado 12/12/2019 15:00
Atualizado 12/12/2019 15:13

Esportes   FUTEBOL

A vida dos dois clubes santa-cruzenses de maior expressão no estado não foi um mar de rosas em 2019. Enquanto um chegou ao auge e depois voltou à divisão de acesso do futebol gaúcho, o outro permaneceu na segunda divisão do Gauchão. O Esporte Clube Avenida viveu um ano de altos e baixos. Do enfrentamento equilibrado com uma das maiores equipes do futebol brasileiro, a eliminação precoce na Copa Seu Verardi, do qual era o atual campeão.

O Futebol Clube Santa Cruz, rebaixado em 2017, pretendia fazer um ano de recuperação, para que de passo em passo retornasse a elite do futebol gaúcho, mas não foi bem isso que aconteceu, e acabou permanecendo na terceirona, apesar de um segundo semestre produtivo.

Avenida

O Nida começou a ano com a expectativa em alta por parte da torcida, com quatro competições para disputar, entre elas a milionária Copa do Brasil. No Gauchão foi rebaixado para a divisão de acesso e voltou a ser chamado de time ioiô. Na Recopa Gaúcha – que envolve o campeão do Gauchão e da Copa RS –, perdeu para o Grêmio, com uma vexatória goleada de 6 a 0, em jogo disputado na Arena. Na Copa do Brasil após um jogo de exceção contra o Guarani de Campinas, se classificou para jogar contra o Corinthians. No duelo contra os paulistas, chegou a fazer 2 a 0, mas acabou levando a virada e perdeu por 4 a 2. No Campeonato Brasileiro da Série D – disputado pela primeira vez por um clube santa-cruzense –, o Periquito classificou em primeiro lugar na primeira fase e acabou sendo na segunda fase, após dois empates, nos pênaltis para o Caxias. Só restava defender o título da Copinha. Nesta competição, veio a pior exibição do Periquito no ano, o time não conseguiu nem mesmo se classificar para a segunda fase. Com a precoce eliminação o Clube reuniu os conselheiros para definir o futuro em 2020 e confirmou esta semana a disputa da Divisão de Acesso.

Para o presidente do Esporte Clube Avenida, Jair Eich, o ano foi histórico para o clube. “Creio ter sido o ano mais promissor do Avenida, foi o ano de maior expectativa na história, mas dentro de campo as coisas não acontecerem como gostaríamos em termos de continuidade e de resultado principalmente, mas fica o aprendizado. Eu prefiro olhar aquilo que acontece de bom.” reafirma o presidente.

Ainda segundo o cartola, “seria oportunismo dizer que mudaria alguma coisa, a receita foi à mesma que adotamos de 2017 em diante, alcançamos o acesso, mantivemos a comissão técnica, a base do time e aprimoramos.” reflete.

Já para o diretor de futebol do Avenida, Guilherme Eich, a queda no Campeonato Gaúcho pesou e foi frustrante para todos, mas principalmente para o grupo de jogadores. "Apesar de todos os percalços que tivemos, foi um ano incrível, porque agente conseguiu mais uma vez alcançar feitos grandiosos para o Avenida e para o futebol da nossa cidade e região. Notamos que conseguimos fazer o clube crescer. Tiramos o time do anonimato e hoje ele é um clube bem visto e respeitado no país.” ressalta.

Santa Cruz

O Galo começou o ano reunindo atletas em uma peneira que contou com a participação de mais de centenas de jovens, do Estado e de fora dele. O objetivo era a criação de um grupo, que contava apenas com dois jogadores até aquele momento. A ideia era cria um time sub-21 – mesmo com a competição sendo sub-23. Nomes conhecidos da torcida foram reapresentados e o grupo se formou com a expectativa de se classificar na primeira faze da competição. Após um início tumultuado, os garotos do Galo foram eliminados na segunda faze e se despediram da competição. No segundo semestre a aposta foi mais uma vez foi na garotada e na proposta de produzir um grupo entrosado para 2020. Na Copa RS Sub-19, o Galo chegou longe e foi eliminado na semifinal em casa, nos pênaltis, após vencer o primeiro jogo fora. A expectativa agora fica por conta do anúncio do novo treinador. William Campos deve ser anunciado nesta sexta-feira (13).

O presidente do Futebol Clube Santa Cruz, Tiago Rech, destaca que o ano foi produtivo para o time que buscava se reestabelecer. “Tivemos um ano muito positivo, assumi o clube no final de dezembro de 2018, tendo apenas dois meses para montar um grupo, o clube estava há seis meses parado, sem diretoria e sem futebol. Entramos na competição as pressas, querendo valorizar os jogadores jovens e da cidade. Com poucos recursos, tivemos que reestruturar e buscar apoio de diversas formas.” afirma.

E o 2020?

Para o próximo ano os dois clubes projetam crescimento, a meta do Avenida é o retorno a primeira divisão como afirma Jair Eich: “O descenso do primeiro semestre fez com que tivéssemos que disputar novamente uma Divisão de Acesso, mas já começamos os preparativos, para quem sabe, já em 2021, voltar à primeira divisão. Estamos montando um grupo e queremos alcançar junto com o Gelson Conte – treinador que anunciou a permanência para 2020 – o acesso e quem sabe até voltarmos ao cenário nacional.” ressalta. O diretor de futebol do clube, Guilherme Eich confirmou também que alguns jogadores tiveram o contrato mantido com o clube e outros serão contratados.

Tiago Rech, presidente do Santa Cruz, ressalta a importância da construção de uma base forte e projeta 2020: “Estamos começando a construir uma base, com os pés no chão. Continuidade pra mim é a palavra chave a partir de agora. Podemos inclusive anunciar novidades nas próximas semanas de fortalecimento do trabalho e investimentos na base. Pedimos paciência para o torcedor, sabemos que não é de uma hora para outra que vamos voltar para a primeira divisão. Queremos fazer um clube responsável. Sabemos que tem coisas que não acertamos e para 2020 vamos tentar mudar.” destacou.

 


Foto: Divulgação
Dupla encerra 2019 com perspectivas diferentes
Dupla encerra 2019 com perspectivas diferentes