compartilhe >>

Governo divulga respostas de consulta pública da concessão da RSC-287


Publicado 28/11/2019 10:06
Atualizado 28/11/2019 15:35

Região   SAIU

O governo do Estado, por meio das secretarias de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), Parcerias, Logística e Transporte (Selt) e Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), divulgou nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial, as respostas da Consulta Pública para a concessão da RSC-287, no trecho entre Tabaí e Santa Maria. Foram analisadas ao longo do processo quase 300 sugestões. O documento com as respostas tem 324 páginas.

Uma das solicitações mais demandadas envolve a região do Vale do Rio Pardo e foi negada pelo Governo: a terceira pista na ERS-400, incluída nos custos da praça de pedágio da RSC-287. Os pedidos para retirada de algumas das praças de pedágio e redução da tarifa também foram negados.

O que vem por aí

O próximo passo do governo será a publicação do edital, com previsão para fevereiro do ano que vem. A assinatura do contrato com a empresa vencedora e o início das obras devem ocorrer apenas no segundo semestre de 2020.

Confira a respostas para os principais questionamentos:

Praça de pedágio da Quarta Colônia 

Solicitação: Que as praças de pedágio fossem instaladas a partir de Paraíso do Sul pois é o trajeto menos utilizado por quem estuda e trabalha e mais por quem está viajando. 

Resposta: Contribuição não será acatada. "Contudo, tem-se que a realização de qualquer alteração da localização da praça de pedágio pode impactar os cálculos técnicos de demanda que fundamentaram o projeto de concessão, fazendo com que as projeções de investimentos tenham que ser revisadas caso a alteração seja feita. Ademais, a localização das praças de pedágio foi definida a partir dos estudos técnicos realizados nos trechos definidos para a concessão", diz na justificativa. 

Terceira pista na RSC-400

Solicitação: construção e inclusão da terceira pista nos custos do pedágio na RSC-287.

Resposta: Não será acatada. "As contribuições, portanto, não estão aderentes ao que prevê a legislação estadual, visto que grande parte dos usuários da RSC-287 não transita pela ERS-400", diz um trecho da justificativa.

Inclusão da faixa de Camobi

Solicitação: Inclusão da faixa nova de Camobi como parte da duplicação.

Resposta: Não será acatada. "No trecho em questão há um volume elevado de tráfego urbano permeando o tráfego rodoviário, característica que é estranha às características dos demais trechos pertencentes à concessão, que são essencialmente rodoviários", diz um trecho da justificativa. 

Confira o documento completo e todas as respostas clicando aqui


Foto: Arquivo / Jornal Arauto
Governo divulga respostas de consulta pública da concessão da RSC-287