Santa Cruz do Sul ganha um reforço na área da saúde, a fim de agilizar o atendimento de emergências. A partir de agora, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será acionado a partir de um central estabelecida no próprio município, sem a necessidade da passagem da ligação para Porto Alegre.
O convênio entre prefeitura e o Governo do Estado foi assinado na tarde desta segunda-feira (18), junto à sede do Samu, na Rua Fernando Abott. Conforme o secretário de saúde Régis de Oliveira Júnior, dos 428 municípios regulados pela central do Estado, Santa Cruz do Sul, ao lado de grandes municípios como Bento Gonçalves e Santa Maria, faz parte de um projeto piloto que agiliza o atendimento e qualifica o serviço.
Segundo o coordenador médico do Samu RS, Jimmy Herrera, as novas centrais representam um marco para a sociedade e para o Estado. "Estamos incrementando isso para ficarmos cada vez mais próximos do povo. Esse tipo de atendimento nos dará cerca de 30 segundo a um minuto de agilidade. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para quem aguarda o socorro e para quem solicita", analisou.
Chamar 192
A secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, esteve presente no ato e destacou a importância da instalação da Central de Regulação Compartilhada do Samu, a fim de qualificar o serviço prestado no município. "O objetivo é fazer com que a ambulância chegue cada vez mais rápido até a cena do acidente", disse.
Segundo Arita, outra forma de agilizar o atendimento por parte do Samu é a utilização do aplicativo Chamar 192. "Os dados das pessoas já estarão salvos no sistema. Então, isso também torna o serviço mais ágil. É uma inovação que lançamos", comentou.