compartilhe >>

BM vai reforçar segurança na área central de Santa Cruz a partir desta semana


Publicado 11/11/2019 14:43
Atualizado 11/11/2019 18:06

Polícia   POLICIAMENTO

A partir desta semana a Brigada Militar de Santa Cruz do Sul intensifica as ações para coibir crimes na área central do município. Mesmo com o lançamento da Operação Papai Noel previsto para a primeira semana de dezembro, a BM vai se antecipar e já nos próximos dias colocar em ação a Base Móvel de Comando e Controle. Inaugurada durante a 35ª Oktoberfest, a estrutura, equipada com câmeras e sistema de monitoramento de pessoas e veículos, deverá permenecer por alguns dias na Praça Getúlio Vargas. Na base, irão atuar dois policiais fixos e policiais das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) da Brigada Militar. 

Conforme o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar do Vale do Rio Pardo, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, além da base móvel, a corporação também terá um aumento nas ações de policiamento ostensivo com policiais em carros, motos, a pé e de bicicleta, visando preservar a ordem pública. "Com a chegada do final do ano temos que adotar medidas de precaução com alguns delitos, como roubo a pedestre e a estabelecimento comercial, que se tornam mais corriqueiros. Por isso estaremos a partir desta semana fazendo uma pré Operação Papai Noel", disse.

Alerta para a comunidade

Dispondo de ferramentas de denúncia como o 190 e o WhatsApp 9 8413-0784, a Brigada Militar também pede o apoio da comunidade. "Qualquer movimentação suspeita pedimos que entre em contato com a Brigada Militar. Através de denúncias já conseguimos identificar alguns indivíduos e após análise dos seus modos de agir prendemos em flagrante", destaca.

AutoGuardian

Uma outra tecnologia utilizada durante a 35ª Oktoberfest pode ser levada para o Centro de Santa Cruz. O AutoGuardian filma em 360 graus, reconhece rostos e movimentos suspeitos de pessoas e conta com sirenes e botão de emergência para acionar órgãos de segurança. Desenvolvido pela Kopp Tecnologia, a estrutura já foi instalada em uma praça em Vera Cruz.


Foto: Arquivo / Portal Arauto
Operação Papai Noel deve ser lançada em dezembro
Operação Papai Noel deve ser lançada em dezembro