compartilhe >>

Castramóvel vai beneficiar animais de rua e de famílias que recebem até um salário mínimo


Publicado 09/11/2019 11:43
Atualizado 09/11/2019 19:27

Geral   SAÚDE PÚBLICA

Além dos animais de rua, o castramóvel também irá oferecer atendimentos aos animais de famílias que recebem até um salário mínimo em Santa Cruz do Sul. A informação foi divulgada no fim da manhã deste sábado (9) pelo secretário de Saúde Régis de Oliveira Júnior, durante solenidade de entrega da unidade móvel ao município. Quem quiser conhecer o interior do castramóvel, poderá realizar a visita até as 16h, na Praça da Bandeira.

Segundo a presidente do Legislativo e ativista da causa animal, Bruna Molz, o castramóvel, junto com o Hospital Veterinário, representa uma grande evolução do município. “Estou muito feliz. É a realização de mais um sonho”, destacou. A unidade, que deve iniciar os atendimentos até o fim do ano, foi adquirida com R$ 150 mil do Governo Federal e R$ 40 mil de contrapartida do município. 

O prefeito Telmo Kirst salientou o pioneirismo de Santa Cruz do Sul na disponibilização de um serviço inédito na região. "É um passo a frente", reforçou. Em sua fala, o prefeito Telmo ainda salientou que se o Cabeção - cão resgatado pela vereadora Bruna que a acompanha na causa animal - estivesse na cerimônia, aproveitaria para lhe dizer: "Você está pronto! Mas isso é para todos que andavam como você no passado, solto e procriando", comentou. 

Controle populacional

A unidade móvel será utilizada com o objetivo de controlar a natalidade entre a população de cães e gatos de rua e também dos animais pertencentes a famílias de baixa renda, além de ser um serviço em prol do controle de zoonoses. 

Conforme o secretário Régis, a partir desta terça-feira (12), estará disponível no site da prefeitura um formulário para cadastro prévio das famílias interessadas na castração. Um estudo também é feito pela Vigilância Sanitária, a fim de identificar os bairros com mais animais de rua e moradores em situação de vulnerabilidade para definição do mapa de atuação.