compartilhe >>

O que pensam os deputados da região sobre a possível extinção dos pequenos municípios?


Publicado 06/11/2019 17:18
Atualizado 06/11/2019 17:18

Política   POLÊMICA

Os dois deputados federais da região são contra a extinção dos municípios pequenos, prevista pela proposta apresentada pelo Governo Federal. A possibilidade de 226 municípios deixarem de existir - dentre eles sete da região do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra -, não agrada Marcelo Moraes (PTB) e Heitor Schuch (PSB). Segundo os parlamentares, muitos municípios pequenos têm uma vida financiera mais saudável do que os grandes.

Segundo Heitor Schuh, a proposta é desproporcional a realidade e um desrespeito total com a boa gestão dos municípios. "Não tem lógica nenhuma. O que poderia ser feito é um plebicito para esses municípios voltarem a ser distritos. Mas, teria que usar a opinião pública. Eu fico pensando se Gramado Xavier voltasse a pertencer a Santa Cruz do Sul, como seria se acontecesse alguma coisa? Quanto tempo ia demorar a chegada de uma ambulância? Meu voto será contrário, pois há coisas muito mais importantes a serem feitas", considera. 

Marcelo Moraes também é contra e destaca ser municipalista. "Sei que muitos municípios emancipados, como Sinimbu, Vale Verde, Gramado Xavier e,Herveiras, se desenvolveram. Acredito que essa medida pode trazer muitos prejuízos para as pessoas que vivem neste locais, já que estão estabelecidas e possuem sua emancipação política. Entretanto, considero a proposta da reforma administrativa do governo necessária na tentativa de levar um pouco mais de recursos para os estados e municípios. Mas sou contrários às extinções", destaca. 


O que pensam os deputados da região sobre a possível extinção dos pequenos municípios?