compartilhe >>

Arauto Saúde: cuide da sua pele


Publicado 26/10/2019 08:00
Atualizado 26/10/2019 08:01

Geral Arauto Saúde   NO DIA A DIA

Seja no verão ou no inverno, em ambientes externos ou internos, a pele precisa de cuidados. Para falar sobre o assunto, o Arauto Saúde desta semana entrevista a dermatologista Jaqueline Barbosa. Para iniciar, a profissional orienta sobre os cuidados básicos que todas as pessoas devem ter. “É obrigatório limpar a pele todos os dias, usando um sabonete especial para o rosto, da marca de sua preferência”, indica. “Obrigatoriamente tem que passar protetor solar todos os dias. Não importa se trabalha em ambiente fechado”, completa.

Mas qual protetor solar devo usar? Segundo a dermatologista, as crianças menores de seis meses não devem usar protetor solar e tampouco se expor ao sol. A partir dos seis meses até os dois anos, sugere-se que utilizem protetor solar infantil, pois eles têm o chamado filtro físico, que “dá menor chance de desenvolver alergia”, explica. Crianças maiores e adultos podem usar protetor solar comum. “O fator de proteção, o FPS, deve ser o maior possível, quando digo isso é 60, 70, 80, 99, que temos encontrado nas farmácias”, sublinha.

A dermatologista Jaqueline também explica sobre o uso de maquiagens e cuidados que os homens devem ter. Para os homens que têm a pele muito oleosa deve-se usar protetor especial para homem, que já vem com ativos, inclusive de rejuvenescimento, de cuidados com a pele, especial para esse tipo de paciente. Homens que têm alopecia (perda de cabelo) ou queda devem usar chapéu se forem ao sol. “Existem protetores solares em spray que podem ser aplicados no cabelo. Nestes casos, devem utilizá-los”, sugere. Já as mulheres podem e devem usar maquiagem com protetor solar, mas sempre maior que 30 o fator de proteção. “Então se a tua base com fator de proteção tem 15, tem que aplicar o protetor solar sem cor antes de fator 30”, diz Jaqueline. “O que eu sugiro às pacientes é escolher um protetor solar que tenha cor, pois ele funciona como uma base, com o fator de proteção que precisa, de 30, 60 para usar no dia a dia”, completa. 

Os cuidados valem também para os lábios. As mulheres devem utilizar batom com protetor solar e os homens protetor labial todos os dias. Para manter a pele sempre bonita e saudável, além dos cuidados acima, as pessoas precisam manter uma alimentação saudável. E para as pessoas mais velhas, que se preocupam com manchas antigas, já existem alguns tratamentos que amenizam as manchas. A dermatologista orienta a procurar um médico dermatologista para uma avaliação da pele.


Foto: Divulgação
Arauto Saúde: cuide da sua pele