compartilhe >>

Museu do Colégio Mauá abre exposição para comemorar os 170 anos da Imigração Alemã


Publicado 07/10/2019 19:35
Atualizado 07/10/2019 19:37

Geral Fotos   HISTÓRIA

Para comemorar os 170 anos da Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul e também em função da 35ª Oktoberfest, o Museu do Colégio Mauá realiza uma exposição especial. A mostra foi aberta nesta segunda-feira (7) e se estende até o dia 20 de dezembro no museu, situado na Rua Marechal Floriano, em frente à Praça da Bandeira, em Santa Cruz do Sul.

Na exposição, chamada de Santa Cruz, 170 anos de Imigração, é possível encontrar objetos variados usados pelos imigrantes ou seus descendentes, como instrumentos musicais, baú, perna de pau, ferramentas, livros, uniformes de sociedades, utensílios domésticos e de trabalho, cópias de documentos, fotografias, entre outros. De acordo com a diretora do Museu, Maria Luiza Rauber Schuster, a exposição, além de comemorar os 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul, busca mostrar um pouco dessa trajetória por meio de peças valiosas e enriquecedoras de conhecimento. Ela conta que quando iniciou a montagem da exposição passou a aprender ainda mais com cada peça embora tenha envolvimento com o museu há 22 anos. "Todas as coisas que buscamos para trazer refletem a vida que muitas pessoas tiveram. É importante sabermos por que temos determinadas heranças e coisas aqui", complementa.

O diretor do Colégio Mauá, Nestor Rachen, destacou que a exposição temporária é uma forma de prestar uma homenagem às pessoas que fizeram história no município. "No museu há verdadeiras pérolas. Tomara que muitas pessoas possam visitar essa exposição e aprender, porque o passado ensina e quem não aprende com o passado não consegue projetar o seu futuro. Nós aprendemos com o passado justamente para não cometermos os mesmos erros e até aprendemos a agradecer por hoje vivermos uma vida diferente", comenta. 

FUNCIONAMENTO DO MUSEU         
           
O acervo do Museu do Colégio Mauá é composto por doações feitas pela comunidade regional e Museu Escolar, com peças arqueológicas, objetos indígenas, materiais referentes aos imigrantes alemães, rara coleção de animais taxidermizados (empalhados), entre outros.

O museu funciona de terça-feira a sexta-feira, das 14h às 1 ho, com ingressos a R$ 1,50 para estudantes e aposentados e R$ 3 para os demais. Grupos devem fazer o agendamento pelo telefone (51) 3715-0496.