compartilhe >>

Arauto Saúde: entenda o que é obstrução nasal


Publicado 05/10/2019 08:00
Atualizado 05/10/2019 08:14

Geral Arauto Saúde   RESPIRAÇÃO

A obstrução nasal é um desconforto que faz parte do dia a dia de muitas pessoas. O Arauto Saúde desta semana entrevistou o otorrinolaringologista Fernando Stahl Hermes para falar do assunto. Primeiramente, o profissional destacou sobre o importante papel  da respiração nasal para a saúde. “Ela tem importância, pois condiciona o ar que vai entrar nos nossos pulmões. Por isso, é tão importante que respiremos pelo nariz”, explica. “Além disso, tem o senso do olfato, sensibilidade importante para sentirmos cheiros”, completa. 

A obstrução nasal prejudica a respiração, pois é o entupimento do nariz. “O nariz fica trancando, a pessoa não consegue respirar adequadamente pelo nariz e isso atrapalha muito a qualidade de vida”, afirma. A obstrução nasal pode estar relacionada a uma série de fatores, onde ocorrem determinados sintomas, entre eles: dificuldade na respiração. E como a respiração, o nariz está relacionado a outras estruturas do corpo, como por exemplo, orelha, garganta, seios paranasais. “Às vezes, uma obstrução pode estar relacionada com sintomas não necessariamente no nariz apenas, mas também a uma dificuldade para escutar, uma dor de garganta, uma alteração na voz”, exemplifica. 

As principais causas da obstrução nasal podem ser diversas. A exemplo a famosa carne esponjosa. Há as rinites que podem ser relacionadas com os períodos do ano, como a alérgica, além da infecciosa, que está relacionada com gripes e resfriados. Saindo das rinites há os desvios de septo nasal. “O septo nasal é uma estrutura que divide o nariz ao meio, uma estrutura osteocartilaginosa, onde falamos das obstruções estruturais”, explica o doutor Fernando. “A hipertrofia das conchas nasais ou corneto nasal, uma estrutura que temos no nariz, importantíssimo para respiração”, esclarece. Além disso, os tumores, os pólipos nasais, onde iniciam problemas graves. Por isso, a importância do diagnóstico preciso e correto. “A pessoa que tem uma dificuldade para respirar ou alguém que convive com ela percebe uma dificuldade precisa procurar um otorrinolaringologista. Fernando alerta para os remédios em gotas. “É preciso tomar cuidado, pois podem causar dependência e o uso crônico pode prejudicar a respiração”, alerta. “Já o tratamento, na maioria das vezes é simples, sendo tratado com medicação. Quando relacionadas com rinites é feito controle ambiental em casa para diminuir as alergias”, aponta. “O que as pessoas precisam entender é que se não tratar vai influenciar de forma negativa na qualidade de vida dela”, finaliza.


Foto: Divulgação
Arauto Saúde: entenda o que é obstrução nasal