compartilhe >>

Alunas do Senac de Santa Cruz desenvolvem projeto em prol do meio ambiente


Publicado 24/09/2019 12:20
Atualizado 24/09/2019 12:21

Geral   INOVAÇÃO

Para contribuir com o meio ambiente e evitar o acúmulo de lixos plásticos, as alunas do curso de Aprendizagem do Senac Santa Cruz do Sul, Maria Eduarda Arend e Rafaela Meulam, criaram uma iniciativa inovadora, empreendedora e que já deu certo. Chamado Bio Plast, o projeto tem como propósito a confecção de sacolas 100% biodegradáveis que auxiliam a diminuir o uso de embalagens plásticas tradicionais no comércio.

Com a orientação da professora Márcia Marinez Wenzel, o projeto desenvolvido em parceria do Senac Santa Cruz e Miller Supermercado, foi escolhido após uma seletiva interna no Senac daqui, e outra seletiva estadual. Agora, o Bio Plast será apresentado no Experience Senac, um evento promovido pelo Senac-RS e que ocorre entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. Na oportunidade, haverá nomes da área da inovação e educação.

Como surgiu o projeto?

Maria Eduarda e Rafaela são funcionárias do supermercado Miller e foi no dia a dia do trabalho, que se deram conta a respeito da grande quantidade de sacolas plásticas utilizadas diariamente. A partir disso, idealizaram o projeto e realizaram uma pesquisa sobre o quão prejudicial é o plástico, bem como, se havia outros tipos do materiais que poderiam causar menos impacto na natureza. "No Brasil, há um acúmulo muito grande de lixo plástico e, em função disso, surgiu a ideia de confeccionar uma sacola com as mesmas funções de uma tradicional, mas que fosse mais sustentável. Realizamos diversas pesquisas para verificar qual material utilizar de fato para a confecção do produto", explicam as alunas.

Segundo a professora Márcia, todos os aprendizes são instigados a participar do evento Experience Senac. A preparação exigiu um intenso trabalho de orientação para fazer com que o projeto evoluísse: "Aprofundamos os estudos em relação aos plásticos, realizamos testes e passamos por diversos desafios, mas sempre acreditamos na ideia. O plástico tradicional levam 400 anos para se decompor no meio ambiente e o plástico biodegradável demora seis meses para se decompor por completo na natureza. Ele não agride, é feito com material orgânico. É uma ideia que pode gerar renda".

Para a diretora do Senac Santa Cruz, Daniela Laner, é importante destacar a parceria da rede de supermercados Miller que abraçou a ideia. Além disso, ela completa que o objetivo do evento é fazer com que alunos e professores do Senac desenvolvam ideias inovadoras e que tragam solução de alguns problemas que existem em comércios do município. "O Senac busca formar profissionais que consigam ser protagonistas nas empresas, independente do curso", ressalta.


Foto: Milena Bender/Portal Arauto
Projeto será levado a Porto Alegre nesta semana
Projeto será levado a Porto Alegre nesta semana