compartilhe >>

Geladeira “velha” ganha cor em meio aos livros


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 23/08/2019 06:34
Atualizado 23/08/2019 07:22

Geral   INCENTIVO

Com as novas tecnologias é ainda mais desafiador estimular o hábito da leitura em crianças e jovens. Para resgatar o prazer de ler, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em parceria com o Rotary Club de Santa Cruz do Sul Oeste, lança nesta sexta-feira, dia 23, o projeto  “Biblioteca Itinerante: Geloteca”, que tem como objetivo criar consciência sobre o valor social do livro e da leitura, com a implementação de um novo conceito de biblioteca. 

O modelo é simples. Uma carcaça de geladeira que, em vez de ir para o lixo, é reutilizada, ganha cores e fica recheada de livros dos mais variados títulos da literatura infantil, infantojuvenil, adulto, além de revistas em quadrinhos. Atualmente, são 35 volumes disponíveis para a leitura. E o melhor, qualquer pessoa pode retirar a obra que interessar. O livro pode ser devolvido ou se for de interesse ficar com a obra, poderá fazer uma troca, levando outro título literário para o acervo. 

No momento, há apenas uma Geloteca, que fica junto ao hall de entrada da 6ª CRE. “O objetivo maior é incentivar a leitura dentro da perspectiva de troca”, adianta o coordenador da CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura.  “Ao mesmo  tempo queremos mostrar o valor social com o bem e o patrimônio público”, completa.  

A ideia é que, com a doação de geladeiras e obras literárias, outras Gelotecas sejam montadas e fiquem à disposição em escolas da rede pública estadual, hospitais e paradas de ônibus, conforme Moura. “A ideia é dar uma nova roupagem à biblioteca a fim de incentivar a leitura”, frisa. 

Mas por que levar a Geloteca para além das escolas, a exemplo da proposta de instalá-la em hospitais e paradas de ônibus? Conforme o coordenador, mais do que resgatar o prazer pela leitura, a ideia é de que as pessoas que estejam nestes pontos, às vezes ociosas, ocupem seu tempo com a leitura. “Pretendemos levar livros de resgate de valor, autoajuda, pensando neste lado mais humano”, explica. “Entendemos que a leitura deve ser feita por opção e o indivíduo deve escolher o livro que ele quiser. Só assim vamos atrair para o hábito. As pessoas só vão começar a ler quando tiverem prazer naquilo que estão lendo”, sublinha. 

REAPROVEITAMENTO
De acordo com Moura, esse novo conceito de biblioteca mostra que qualquer espaço, até mesmo um eletrodoméstico pode ser utilizado, ou melhor, reaproveitado”, reflete. “É um trabalho de conscientização, pois será possível fazer reaproveitamento de sucatas”, acrescenta.

Moura reforça que um trabalho de conscientização será feito nas escolas para multiplicar a ação para as famílias. Em fase inicial, o projeto está aberto a doações de acervo literário ou mesmo de trocas do material disponibilizado na Geloteca, garantindo uma campanha contínua. Quem quiser contribuir pode fazer a entrega junto ao Protocolo da CRE.

O LANÇAMENTO
O lançamento do projeto Incentivo à “Leitura Itinerante: Geloteca” será nesta sexta-feira, dia 23, às 9h30min, no prédio da 6ª CRE, na rua Ernesto Alves, 887, em Santa Cruz do Sul. 


Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
Coordenador da CRE convida comunidade para participar com doações de livros
Coordenador da CRE convida comunidade para participar com doações de livros