compartilhe >>

Com leucemia, santa-cruzense precisa de doação de medula


Publicado 16/08/2019 20:10
Atualizado 16/08/2019 20:13

Geral   LUTA

Desde julho do ano passado, o santa-cruzense Paulo Fagundes Júnior, 34 anos, luta contra uma leucemia aguda. De lá para cá, foram muitas as quimioterapias e transfusões de sangue realizadas e o apoio de amigos e familiares tem sido fundamental. Os tratamentos são feitos no Hospital Santa Rita, complexo Santa Casa de Porto Alegre, local onde Paulo tem visitado com certa frequência. 

Agora, ele precisa de doação de medula óssea e, para isso, organiza uma campanha como forma de mobilizar as pessoas. A doação pode ser feita por qualquer pessoa entre 18 e 55 anos. Com o intuito de pedir a ajuda da comunidade e também auxiliar outras pessoas que precisam de doações, atualmente ele tem como objetivo reunir em um ônibus um grande grupo para que se desloque até a capital gaúcha, no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, e faça as doações. 

LOCAIS PARA DOAR:

Quem tiver interesse em participar dessa campanha e embarcar para Porto Alegre em um transporte coletivo pode entrar em contato pelo número (51) 99533-0080 (com Daniela, irmã de Paulo). 

No entanto, quem quiser ir por conta própria fazer as doações pode se deslocar até o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, situado na Avenida Bento Gonçalves, nº 3.722 – Partenon – Porto Alegre. Para cadastro de doador de medula óssea o horário de funcionamento do local é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. 

Também há possibilidade de fazer doação de medula óssea no Hemocentro Regional de Santa Maria, localizado na Rua Alameda Santiago do Chile, 35, Bairro Nossa Sra. De Lourdes, bem como, Hospital das Clíninas de Porto Alegre, na Rua São Manoel, 543, Bairro Rio Branco.

Mesmo que a batalha contra a leucemia já tenha ultrapassado um ano, Paulo conta que se mantém firme e que não irá desistir de ir em busca da recuperação: "Sigo forte e confiante de que tudo vai dar certo". 

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:

- Ter entre 18 e 55 anos de idade;
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
 - Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

 


Foto: Divulgação
Paulo luta contra o câncer desde julho do ano passado
Paulo luta contra o câncer desde julho do ano passado