compartilhe >>

Herveiras realiza 1ª Feira do Livro nesta terça


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 12/08/2019 19:00
Atualizado 12/08/2019 19:55

Geral Região   CULTURA

A 1ª Feira Municipal do Livro de Herveiras será realizada no dia 13 de agosto, no Ginásio da Escola Emílio Alves Nunes. O evento é uma realização da Administração Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura, CRAS+Cadastro Único e SESC.

Com o tema “Ler é conhecer as próprias raízes”, os preparativos para a feira contaram com envolvimento de alunos e professores das escolas municipais e estadual ao trabalharem as obras do escritor Pablo Morenno, que será o Patrono da 1ª Feira Municipal do Livro. Pablo Morenno é escritor de literatura infantil, infantojuvenil e adulta, com 12 livros publicados, e palestrante na área educacional. Ele mesmo interagiu com os professores e alunos através de vídeos, propondo atividades e desafios aos estudantes conforme cada obra escolhida pela turma. Durante a feira haverá apresentações de peças teatrais com o Grupo de Teatro Luz e Cena, comercialização de livros, exposição de trabalhos e apresentações desenvolvidas pelos alunos e professores das escolas do município.

A identidade visual e o slogan da Feira do Livro foram criados por estudante que participam do Projeto Clube do Livro, da EMEF Mauricio Cardoso, coordenado pela professora Delci Bender, com o objetivo de estimular os alunos a despertarem o gosto pela leitura. 

Para a secretária de Educação, Lidiane Padilha Goeritz, “a realização da 1ª Feira Municipal do Livro é um dos objetivos alcançados pela Administração Municipal. Sabemos e temos a convicção da importância da leitura na vida das pessoas. Precisamos realizar ações que incentivem e estimulem crianças e jovens a despertarem este gosto pela leitura, sendo a maneira mais antiga e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. A leitura melhora o aprendizado, aprimora a capacidade de interpretação, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê se expressa bem, consegue formar opiniões bem fundamentadas”, frisa. 

PROGRAMAÇÃO
A abertura oficial é às 8h30min e na sequência tem bate-papo com o patrono da Feira, escritor Pablo Morenno, o que se repete à tarde, a partir das 14h. Às 14h45min tem apresentação da peça ‘‘A Menina da Biblioteca’’, do Teatro Luz e Cena. À noite, o patrono volta a conversar com o público às 19h30min, desta vez com tema ‘‘Que lhos quero deixar para o mundo’’. Já às 20h15min tem apresentação da peça ‘‘Entrevero Farroupilha - Uma epopeia nos pampas’’ do Teatro Luz e Cena.

Sicredi, SindiTabaco, Afubra, Grupo Arauto, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Supermercado Nether, Supermercado Terrasul, Auto Viação Vale do Sol, Sindilojas são os parceiros do evento.