compartilhe >>

Arauto Saúde: saiba como enfrentar a menopausa


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 03/08/2019 08:00
Atualizado 05/08/2019 10:01

Vídeos Arauto Saúde   CICLO

Ao longo da vida, o ser humano passa por diversas etapas. Para as mulheres, uma delas é a menopausa. Este é um ciclo que marca o fim da fase reprodutiva da vida. Para falar sobre o assunto, o Arauto Saúde desta semana entrevistou a ginecologista e especialista em estética médica, Denise Muller.

De acordo com a profissional, a menopausa nada mais é do que a transição entre o período reprodutivo e não reprodutivo da mulher, caracterizado por modificações no metabolismo e no comportamento, em que ocorrem mudanças biológicas e clínicas. “Algumas mulheres, por sua vez, não apresentam sintomas”, pontua. “Cerca de 15% das mulheres conseguem passar por este período sem necessariamente ter sintomas”, frisa. Apesar disso, é fisiológico e inevitável no processo do envelhecimento e reflete a perda progressiva da função dos ovários. Em média, a menopausa acomete mulheres entre os 46 e 52 anos. Se acontecer antes dos 40 é considerada menopausa precoce, explica Denise.

Como mencionado, nem todas as mulheres têm sintomas na menopausa. “As características de cada mulher é que determinam a intensidade e quais os sintomas que poderão ser identificados”, esclarece a ginecologista. “A maioria as mulheres reclama de irregularidade menstrual, fogachos - os famosos calorões. Também pode alterar a qualidade do sono, ocorrer ressecamento ocular, ressecamentos da região íntima. Ou seja, são coisas que atrapalham o dia a dia da mulher”, aponta. Para amenizar os desconfortos, é importante focar na alimentação saudável, atividade física, não fumar, não exagerar nas bebidas alcoólicas e buscar gerenciar o estresse. Já no que se refere a tratamentos clínicos, Denise destaca os hormônios, além do novo tratamento a laser e rádio frequência. “São tecnologias que foram adaptadas do meio estético para a região íntima. Fazem o estímulo de colágeno e com isso aumenta produção do colágeno e da lubrificação, além de melhorar a pele, bem como a qualidade de vida”, completa.

Segundo Denise, envelhecer é um presente que ganhamos. Não só as mulheres, mas todos. Porém, o que fazer com este presente é uma escolha de cada um. “Não envelhecemos só na menopausa, mas desde que nascemos. Recebemos desafios em todas as fases da vida e a menopausa é só mais um e que bom que podemos passar por ela”, reflete. “Os tratamentos existem, as tecnologias auxiliam a melhorar desconfortos, mas se a mulher não escolher ser feliz e escolher como forma de vida, isso não vai acontecer”, finaliza.

Veja o vídeo:


Foto: Divulgação
Durante a menopausa é importante focar em atividades físicas e alimentação saudável
Durante a menopausa é importante focar em atividades físicas e alimentação saudável