compartilhe >>

Uma iniciativa que surgiu da paixão pela leitura


Publicado 12/06/2019 10:55
Atualizado 12/06/2019 13:12

Geral   SANTA CRUZ

Para incentivar o hábito da leitura, a Escola Goiás proporciona aos seus alunos a oportunidade de viajar no mundo dos livros e conhecer boas histórias. Isso porque iniciou nesta quarta-feira (12), e segue até amanhã, a primeira edição da Feira do Livro da instituição. 

A ideia surgiu da bibliotecária apaixonada por livros, Caroline Furtado. Após passar por um câncer e ter o movimento do braço prejudicado, a professora de biologia encontrou na leitura, uma nova maneira de recomeçar. "Como não conseguia mais escrever no quadro e precisava voltar a trabalhar, a Secretaria de Educação do Estado me realocou de função, e vim para a biblioteca do Goiás. Sou apaixonada por leitura e hoje trabalho diretamente com os alunos, indicando livros. Sempre digo que minha vida virou do avesso, e eu descobri que o avesso era o lado certo", destaca.

Ainda, segundo Caroline, a iniciativa foi muito bem aceita pela direção da Escola, e juntando isso, com o interesse que os alunos vinham demonstrando pela leitura de exemplares, através de um projeto onde a cada 15 dias as turmas tinham um momento para exercer a leitura, iniciaram-se os trabalhos para que a feira fosse possível. "Embora a tecnologia proporcione que o aluno tenha acesso aos livros na tela do celular, percebemos que existem muitos leitores que preferem folhear as página e sentir o livro", afirma.

Em uma parceria com a Livraria Estação das Palavras, os alunos encontram na feira os mais variados tipos de leituras, como infantil, infanto-juvenil, brasileira, estrangeira, contos, crônicas e quadrinhos. Todos com um valor acessível.

Para o estudante Leonardo Iser Gois, de 16 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio, a feira é um importante incentivo às crianças e adolescentes para exercitar a leitura e criar um hábito maior com livros. "Gosto muito de ler, principalmente histórias em quadrinhos, de super-herois, de guerra, e tem muitas opções boas aqui para todos os gostos", destaca. O estudante, que adquriu um livro de uma das suas séries favoritas, espera uma nova edição da feira no próximo ano. "Comprei aqui um dos livros do Game of Thrones que deu origem a série deles, então está muito legal. Sem contar que o valor está bem mais em conta do que se fosse comprar em outros sites ou livrarias", analisa.

Segundo a diretora da Escola, Cláudia Hubner Kappaun, a feira é importante pois, além de abrir caminhos, proporciona um contato maior com os jovens e também que eles possam adquirir os exemplares com um valor acessível. "Como hoje os jovens estão lendo pouco, proporcionamos esse contato. Afinal, a leitura abre caminhos e nós quanto escola temos que incentivar esse hábito", argumenta. Para o próximo ano, será realizada uma segunda edição da feira, com novas possibilidades. "Vamos analisar para quem sabe, no ano que vem, abrir a feira para outras escolas e para a comunidade", conclui.


Fotos: Milena Bender/ Portal Arauto
Uma iniciativa que surgiu da paixão pela leitura


Uma iniciativa que surgiu da paixão pela leitura


Uma iniciativa que surgiu da paixão pela leitura


Uma iniciativa que surgiu da paixão pela leitura


Uma iniciativa que surgiu da paixão pela leitura


Uma iniciativa que surgiu da paixão pela leitura