compartilhe >>

Programação dos 170 anos da imigração alemã começa em novembro


Publicado 22/05/2019 14:35
Atualizado 22/05/2019 15:32

Geral   CULTURA

Uma comissão com representantes da cultura e diversos setores de Santa Cruz do Sul se reúne, semanalmente, para discutir a programação dos 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul. Já elencadas estão atividades como um culto ecumênico em alemão e o baile da imigração. Também se espera a presença do Cônsul da Alemanha. A programação começa em 16 de novembro e segue até 19 de dezembro, em Linha Santa Cruz.

Segundo o responsável pelo protocolo do Rotary Club Cidade Alta, Paulo Afonso Trinks, a ideia é tentar resgatar a história, costumes, educação, religião, esportes e trabalhar em cima da língua alemã para que ela não seja esquecida. "Falar duas ou três línguas é uma porta aberta para várias atividades. Normalmente o inglês é a segunda língua em vários lugares, porque aqui não pode ser o alemão?", fala.

Também estão previstas apresentações de danças e corais, visitas à história da imigração alemã, pesquisa mostrando as potencialidades de Santa Cruz do Sul: "A princípio as atividades vão ocorrer em Linha Santa Cruz, mas pode se estender para outros distritos como Rio Pardinho, Boa Vista e Paredão, todas as localidades ao norte que fazem parte desta imigração que veio pelo Fritz e Frida e foi se espalhando".


Foto: Bruna Lovato/Portal Arauto
Programação dos 170 anos da imigração alemã começa em novembro


Foto: Divulgação
Programação dos 170 anos da imigração alemã começa em novembro