compartilhe >>

Sonhos, amores e frustrações no palco do Teatro Mauá


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 26/03/2019 14:07
Atualizado 26/03/2019 14:25

Geral   CULTURA

Santa Cruz do Sul foi uma das cidades escolhidas para receber o espetáculo teatral "As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta", de Novo Hamburgo, trabalho contemplado, pela segunda vez consecutiva, com o Projeto de Circulação Pró-Cultura RS (Lei de Incentivo e Fundo) 2018, por meio do prêmio do edital #juntospelacultura_2 da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

A apresentação no município se dará nessa quinta-feira (28), às 10h, no Teatro do Colégio Mauá, gratuitamente. Com 5 anos de trajetória e contabilizando 21 prêmios em sua bagagem, o espetáculo circulará por oito municípios gaúchos por meio desse Projeto de Circulação de forma gratuita para o público. A ação, que já passou por Sapiranga, seguirá para Camaquã, no dia 2 de abril, Lajeado, dia 25 de abril, São Sebastião do Caí, dia 30 de abril, Erechim, dia 8 de maio, Passo Fundo, dia 9 de maio e Rio Grande, sem data definida ainda.

Para Mauricio Fülber, diretor e dramaturgo do espetáculo, a contemplação do projeto para uma segunda circulação é uma grande conquista. “Isso demonstra que não só nosso trabalho tem alcançado um reconhecimento artístico, como também nosso processo de produção e gestão cultural tem obtido êxito em sua caminhada, nos possibilitando levar ele por diversos pontos do Estado, mantendo vivas nossas criações”, avalia.

REFLEXÃO

Trazendo como tema central o resgate da centelha da infância, As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta é um espetáculo poético construído a partir de um ambiente representativo do inconsciente da protagonista, Savine, em três fases de sua vida: a infância, a adolescência e a maturidade. Por meio dessas três etapas de existência da personagem, a peça cria um contraponto entre as mudanças que transcorrem durante seu crescimento, propondo, assim, uma reflexão acerca da condição humana na atualidade, fundamentada em conceitos científicos e filosóficos.

A história transita em temas como condicionamento social, criatividade artística, existencialismo cósmico, liberdade individual e projeção do amor romântico que, juntas,
culminam em uma reflexão sobre o reencontro com a criança interior. Para isso, os momentos se alternam e se encontram em cena para contar essa história de sonhos, amores e frustrações, buscando uma identificação sutil com o público. “Na nossa peça, os personagens são muito mais impressões sensoriais que, por meio das lacunas que deixamos, convidam os expectadores a construírem a maior parte da história a partir de suas próprias experiências”, pontua Fülber.

Em Santa Cruz do Sul, a participação caberá ao músico Gilmar Almeida da Silveira, com um compacto do espetáculo Amores Adultos e com o Grupo de Teatro Ins-Pirados, que se responsabilizarão por serem os mestres de cerimônia da apresentação, exercendo o papel de
anfitrões da cidade ao receberem o projeto.

FICHA TÉCNICA

Texto e Direção: Maurício Fülber
Cenografia, Figurinos e Identidade Visual: Vergílio Lopes
Criação de Luz: Casemiro Azevedo
Trilha Original: Maurício Fülber
Elenco: Ana Spohr, Bruna Johann, Juliano Rangel e Martha Brito
Produção: Maurício Fülber, Juliano Rangel e Claudir Fülber
Confecção de Figurinos: Odete A. Banaletti
Duração: 50min
Classificação Indicativa: 12 anos
Financiamento: Pró Cultura RS (Lei de Incentivo e Fundo) – Governo do Estado do Rio Grande
do Sul (Secretaria da Cultura)


Foto: Divulgação
Espetáculo ocorre nesta quinta-feira em Santa Cruz do Sul
Espetáculo ocorre nesta quinta-feira em Santa Cruz do Sul