Profissionais realizam ação sobre qualidade do sono na Praça Getúlio Vargas


Publicado em 15/03/2019 00:00 Atualizado em 15/03/2019 17:27 Geral   BEM-ESTAR Fonte: Portal Arauto e Assessoria de Imprensa

Com o slogan “Dormir bem é envelhecer com saúde”, os especialistas da Associação Brasileira do Sono (ABS), promovem nesta semana, em nível nacional, a Semana do Sono 2019, campanha anual de conscientização sobre a importância da qualidade e quantidade do sono para a saúde humana.

No Rio Grande do Sul, a Associação Brasileira do Sono conta com a parceria da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e, em Santa Cruz do Sul, uma ação será realizada na Praça Getúlio Vargas neste sábado (16), das 10h às 16h. Segundo o presidente da Associação Brasileira do Sono, na regional Rio Grande do Sul, Antônio Rocha, na oportunidade, médicos, dentistas, fisioterapeutas e alunos da Universidade de Santa Cruz do Sul irão orientar a população sobre a importância da qualidade do sono, como manter a saúde mental e o que são os distúrbios do sono. Mas, em caso de chuva, o evento será cancelado.

CONSEQUÊNCIAS

Uma noite mal dormida pode acarretar uma série de problemas à saúde. Entre eles está a irritabilidade, alterações de humor, aumento do risco de ocorrerem os acidentes de trabalho e trânsito, maior probabilidade de se ter ansiedade, depressão, diabetes e acidente vascular cerebral. Além disso, dormir mal aumenta a chance das pessoas sofrerem um infarto e, ainda, pode provocar um aumento de peso.

Segundo Antônio Rocha, o sono prepara o corpo para o dia seguinte. Ainda acrescenta que dormir também implica em maior disposição e, inclusive, boa memória e concentração.

Sintomas do distúrbio do sono

- Dificuldades persistentes de iniciar ou permanecer dormindo;

- Sonolência diurna;

- Fadiga ou baixa energia;

- Declínio da memória;

- Perturbação do humor;

- Problemas comportamentais;

- Prejuízo no funcionamento ocupacional ou social;

- Comportamentos anormais durante o sono;

- Comer de maneira não controlada durante a noite;

- Aumento da probabilidade de erros, acidentes;

- Despertar com falta de ar, roncos ou apneias testemunhadas;

- Sensações desconfortáveis nas pernas antes de dormir;

- Ranger os dentes;

- Acordar com dor de cabeça ou nos maxilares.

 

 

 

PortalArauto
Dormir também implica em maior disposição e, inclusive, boa memória e concentração (Foto: Divulgação)








Copyright © 2016 Portal Arauto - www.portalarauto.com.br DB