compartilhe >>

Bolsonaro anuncia futuro leilão de 12 aeroportos com investimentos de R$ 3,5 bi


Fonte: Gaúcha ZH
Publicado 18/02/2019 16:57

Geral   AVIAÇÃO

O presidente da República, Jair Bolsonaro, usou sua conta no Twitter para divulgar o leilão de 12 aeroportos no Programa da Parcerias e Investimentos (PPI), com estimativa de investimentos na faixa de R$ 3,5 bilhões. Os ativos a serem leiloados foram divididos em três blocos: Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

De acordo com o que foi divulgado pela Gaúcha ZH, o primeiro inclui os aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba. Já o segundo é formado pelos terminais de Vitória (ES) e Macaé (RJ), enquanto o terceiro é composto pelos aeroportos de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos em Mato Grosso.

"Todos os leilões dos aeroportos citados estão previstos para serem realizados até março deste ano", escreveu Bolsonaro. Ele afirma que a medida oferecerá "qualidade no serviço específico, empregabilidade e economia".

Os leilões devem ocorrer em 15 de março. Porém, a ideia de negociar  os aeroportos se desenha desde o ano passado.  Em julho, foram entregues estudos técnicos sobre a venda ao Tribunal de Contas da União (TCU). Chegou-se a cogitar que os leilões fossem realizados em novembro de 2018, mas a previsão não foi concretiza.

Em janeiro deste ano,  Ronei Glanzmann, novo secretário de aviação civil do governo, afirmou que a estatal Infraero vai ser fechada durante a gestão Jair Bolsonaro.

O encerramento deve ocorrer após a concessão de todos os aeroportos da estatal, que deve ser concluída ao final da sexta e da sétima rodadas de leilões previstas para 2021, que inclui os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont.


Foto: EBC/ Divulgação
Os ativos a serem leiloados foram divididos em três blocos: Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste
Os ativos a serem leiloados foram divididos em três blocos: Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste