compartilhe >>

Candidatas do Carnaval Municipal de Venâncio Aires são apresentadas oficialmente


Fonte: Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
Publicado 17/01/2019 20:00
Atualizado 17/01/2019 20:13

Região   CULTURA

Foram conhecidas na noite desta quinta-feira (17), em evento no Barão Bar & Prosa, as nove candidatas que disputarão o título de rainha e princesas do Carnaval Municipal de Venâncio Aires.

A novidade deste ano é o tema do carnaval, que será “Das Origens do Carnaval a Paixão e Tradição da Terra do Chimarrão”. Segundo a Vice- Presidente da Liga das Escolas de Samba de Venâncio Aires (Lisva), Jaqueline Gonçalves dos Santos e as professoras e historiadoras Karina Lopes e Clara Lopes, que estão a frente da realização do baile de escolha da nova corte deste ano, a ideia é mostrar que, apesar de o carnaval ser uma cultura popular indetitária do Brasil, são diversas as etnias que formam a festa mais popular no país, e é essa a história que será contatda pelas candidatas. “Houve a necessidade de desmitificar a imagem negativa do carnaval, e o tema escolhido neste ano, irá auxiliar neste processo e mostrar também que as comemorações carnavalescas podem ser algo positivo para a sociedade”, explica Jaqueline.

No dia da escolha, elas farão uma apresentação cultural para os jurados, usando um objeto ou símbolo escolhido pelo representante da cultura. 

Para o desenvolvimento do tema, foram convidadas nove pessoas da comunidade, diretamente envolvidas na cultura local, para representar uma origem ou etnia. São elas: Jairo Bencke (alemã); Joice Battisti Gassen (italiana); Rodrigo Baracy (indígena); Claudia Hamid (árabe). Sérgio Rosa (negra); Mitsuo Okajima (japonesa), Carla Inês Schwaickhardt (Potuguesa); Cherif Toure (senegalesa) e Jorge Ernesto Coliboro (argentina).

A escolha da corte será no dia 9 de fevereiro, no ginásio Santa Rita de Cássia. A atual corte é formada pela rainha Thaís Acosta e pelas princesas Sandriele da Silva Soares Hammes e Évelin Fabiane Pacheco Heller. 

CANDIDATAS

Ana Gabriela dos Santos Silva- Fiel Tribo
Greice Roberta de Oliveira- Lisva
Katiéle Santos Pastório- Acadêmicos do Samba Négo.
Naiana Lentz Ferreira- Fiel Tribo.
Pamela Amy Fagundes- Acadêmicos do Samba Négo
Vitória Inês da Rosa- Unidos da Vila Freese.
Lia Eduarda Nunes- Lisva
Taína Alexandra Alves- Lisva
Joana Rodrigues Pereira.

HOMENAGEADOS

Argentinos- Representados por Jorge Ernesto Coliboro

Alemães: Jairo Bencke

Italiano: Joice Batistti

Indígena: Rodrigo Baracy

Árabe: Claudia Hamid

Negros: Sergio Rosa

Japonês: Mitsuo Okajima

Português: Carla Inês Schwaickhardt

Senegalês: Cherif Toure


Foto: Divulgação
O novo trio substituirá a Corte do Carnaval Municipal 2018, formada pela rainha Thais Pereira Acosta e pelas princesas Sandriele da Silva Soares Hammes e Évelin Fabiane Pacheco Heller
O novo trio substituirá a Corte do Carnaval Municipal 2018, formada pela rainha Thais Pereira Acosta e pelas princesas Sandriele da Silva Soares Hammes e Évelin Fabiane Pacheco Heller

Foto: Wilian Oliveira/ Guia Venâncio/ Divulgação
Meninas foram apresentadas oficialmente na noite desta quinta-feira
Meninas foram apresentadas oficialmente na noite desta quinta-feira