compartilhe >>

Vereadores aprovam projeto que proíbe venda de industrializados em escolas municipais


Publicado 11/12/2018 08:03
Atualizado 11/12/2018 08:12

Política   SANTA CRUZ

Os vereadores de Santa Cruz do Sul, na penúltima sessão ordinária do ano realizada na noite desta segunda-feira (10), aprovaram nove projetos, dentre eles está o que dispões sobre alimentação saudável nas escolas da rede municipal.

De autoria do vereador Alex Knak (MDB), o projeto proíbe a venda de refrigerantes, sucos artificiais, biscoitos recheados e salgadinhos industrializados nas escolas do município. Segundo ele, os alimentos causam danos à saúde das crianças. Se sancionado pelo prefeito, as escolas terão até 180 dias para se adequarem na nova lei.

Ainda em relação a escolas municipais e também de autoria do Vereador Alex Knak (MDB), foi aprovado, com abstenção do vereador Elstor Desbessel (PTB), a matéria que implementa o programa de Educação Financeira nas Escolas.

Foram aprovados ainda:

- o projeto de lei que altera a lei que dispõe sobre o quadro de funções dos servidores municipais alterando três cargos de Enfermeiro para três cargos de Enfermeiro da Saúde da Família, além da criação de três novos cargos de Enfermeiro da Saúde da Família, de autoria do executivo;

- o projeto que institui o Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue e a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue. De autoria de Hildo Ney Caspary (Progressistas), a ideia é estimular a doação de sangue no município;

- o projeto que denomina a via pública de Rua Edemar Renaldino Bender, de autoria de André Scheibler (SD); e outra que denomina via pública de Travessa Santo Inácio, de autoria do vereador Mathias Bertram (PTB);

- o projeto de lei que altera a política do bem estar animal, no qual desburocratiza o sistema para a comunidade fazer denúncias de maus tratos de animais, de autoria do progressista Hildo Ney Caspary.

O veto acolhido foi em relação ao projeto de autoria do vereador Mathias Bertram (PTB), que previa a priorização da participação de produtores rurais e orgânicos em eventos do município de Santa Cruz do Sul. Votaram pela derrubada do veto a bancada do PTB e o vereador Hildo Ney Caspary (Progressistas).

 


Vereadores aprovam projeto que proíbe venda de industrializados em escolas municipais