compartilhe >>

Colégio Marista São Luís realiza mostra de iniciação científica neste sábado


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 09/11/2018 15:26
Atualizado 09/11/2018 15:29

Geral   EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

Um dia letivo recheado de integração, pesquisas e protagonismo. Essa vai ser a manhã deste sábado, 10, no Colégio Marista São Luís. A partir das 8h30, os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio vão apresentar os resultados dos trabalhos que realizaram ao longo do ano na Mostra de Iniciação Científica. De acordo com o Vice-diretor, Anderson Roberto dos Santos, o Projeto Educativo do Colégio ressalta a importância de formar pesquisadores. “Ensine alguém a buscar conhecimento e depois a construção feita por este sujeito vai ser permanente. Isso, porque, ele vai entender que além de buscar o conhecimento sistematizado pela humanidade, apresentado no ambiente escolar, ele também pode ser autor, construtor de novos conhecimentos, protagonista”, acrescenta.

O evento, que vai acontecer nas instalações da escola, é gratuito e aberto ao público. A programação das apresentações será organizada da seguinte ordem: das 8h30 às 9h30, turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais; das 9h às 11h, Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio; e os trabalhos da Educação Infantil serão apresentados das 10h às 11h. “Estimulamos a Iniciação Científica desde as crianças, buscando auxiliar nossos estudantes a aprenderem a embasar suas opiniões e a serem construtores de conhecimento. Essa é nossa metodologia principal, a problematização das realidades, das verdades e a construção de novas realidades”, explica Anderson.

INEDITISMO

Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes têm um pré-requisito: serem inéditos. Caso a temática já tenha sido pesquisada por outros autores, só pode ser abordada na Iniciação Científica se o questionamento for diferente, ou seja, o problema deve ser original. Dentre as pesquisas realizadas pelos estudantes, pode-se destacar as que envolvem experimentos práticos. “Exemplo disso é a pesquisa de uma turma da Educação Infantil sobre as diferentes aplicações que as famílias fazem com chás, um trabalho sobre o recolhimento das águas do ar condicionado na escola e também uma pesquisa do Ensino Médio que aborda a temática da alimentação vegana e vegetariana”, comenta o Vice-diretor. “Para nós será um grande prazer partilhar com a comunidade os conhecimentos construídos pelos estudantes nesse ano, na Iniciação Científica. Principalmente, pois a partilha do conhecimento é um aspecto fundamental da ciência”, finaliza. 


Foto: Divulgação
Estudantes vão apresentar os resultados de suas pesquisas realizadas durante o ano
Estudantes vão apresentar os resultados de suas pesquisas realizadas durante o ano