compartilhe >>

Primavera deve ser chuvosa no Estado


Publicado 22/09/2018 20:04
Atualizado 22/09/2018 20:05

Geral   CHEIRO DE FLOR NO AR

A última semana do inverno de 2018, que termina neste sábado (22), está sendo marcada por temporais de primavera por quase todo o país. A primavera começa oficialmente às 22h54min e vai até 21 de dezembro, às 19h23min. Daqui para frente, até o fim do verão, serão muitos dias preocupantes por causa dos problemas relacionados com os temporais, e também a falta da chuva, que se espalham e ficam mais frequentes pelo país. 

Conforme o Climatempo, o sul do Brasil, junto com o Nordeste, é uma das regiões brasileiras que mais sentem o impacto de fenômenos como El Niño e La Niña. A estação será marcada pelo processo de desenvolvimento de novo episódio El Niño e que estará completamente formado no final na estação. Mas o crescente aquecimento que ocorre nos próximos meses na porção central e leste do oceano Pacífico, vai influenciar a chuva e a temperatura na Região Sul do Brasil nesta primavera. A tendência é de aumento de chuva.

A Defesa Civil gaúcha emitiu um alerta de temporal neste sábado (22). O risco é de ventos fortes, granizos e chuva moderada por todo o Estado. 

Confira a previsão geral para primavera na Região Sul:

  • Outubro: Não há expectativa de eventos de frio intenso. O mês inicia com episódios de chuva mais frequentes e ainda com risco para temporais. A segunda quinzena ainda terá eventos de chuva regulares, mas alternados com melhorias. O mês deve terminar com chuva um pouco acima da média no Rio Grande do Sul.
  • Novembro: A previsão é de chuva mais volumosa e melhor distribuída sobre a Região Sul. O mês deve terminar com acumulados acima da média histórica em toda a Região. As pancadas de chuva serão frequentes no decorrer do mês e novamente com risco de temporais. O oeste do Rio Grande do Sul deve ter chuva mais frequente e volumosa. Não há previsão de episódios de frio intenso. A temperatura fica relativamente elevada ao longo da tarde e a chuva evita o excesso de calor.
  • Dezembro: A chuva fica mais concentrada sobre o Rio Grande do Sul. Nestas áreas, a tendência é de que o mês termine com chuva acima da média histórica, especialmente no oeste e no sul gaúcho. 

Foto: Reprodução
Primavera inicia neste sábado
Primavera inicia neste sábado