compartilhe >>

Vereadores de Vale do Sol rejeitam folga aniversário a servidores públicos


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 20/07/2018 06:45
Atualizado 20/07/2018 06:48

Região   DECISÃO

Após a reunião com os integrantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Vale do Sol, na tarde de segunda-feira, dia 16, os vereadores concluíram a análise do projeto de lei nº 35, que buscava autorização legislativa para instituir ao funcionário público a “folga aniversário”, para ser gozada no prazo de 30 dias após a data do aniversário. O projeto foi rejeitado por seis votos na reunião ordinária realizada na noite da última segunda-feira.

Os vereadores ouviram a posição da comunidade e avaliaram os argumentos do Sindicato, que prima pela valorização do funcionalismo público. No entanto, o Legislativo entendeu que a proposta não vem ao encontro dos interesses públicos, pois a valorização do servidor público deve se dar através dos resultados que apresenta nos serviços prestados à comunidade.

O Legislativo alega que todos os funcionários concursados sabiam da remuneração e da carga horária antes de realizarem o concurso e se interessaram por ser um valor justo e dentro dos limites que o Município pode pagar. Mas nada impede de ser estudada uma estratégia para que os funcionários que dão resultados além da média sejam premiados de alguma forma.

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Edi Muller, aponta que o projeto partiu do Executivo numa proposta de valorização do servidor público. “Não onera o Município e não param os trabalhos. Mas os vereadores não entenderam desta forma”, reflete ela, destacando a polêmica que acabou se criando em torno do tema. Edi completa que se trata de um benefício simples e que não traz qualquer prejuízo aos cofres públicos. E vai além. Ela revela que dados da organização Mundial da Saúde apontam para o crescente afastamento dos trabalhadores por estresse, ansiedade e até depressão. Ela enxerga a folga como uma singela gratificação e até mesmo prevenção na saúde.


Foto: Reprodução/Site da Câmara de Vereadores
O projeto foi rejeitado por seis votos na reunião ordinária realizada na noite da última segunda-feira
O projeto foi rejeitado por seis votos na reunião ordinária realizada na noite da última segunda-feira