compartilhe >>

Cursos da Comunicação Social debatem fake news em aula inaugural


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 13/03/2018 09:56
Atualizado 13/03/2018 10:10

Geral   UNISC

A internet e as redes sociais são palco de circulação de um número expressivo de notícias diariamente. Contudo, antes de compartilhar tais informações, é importante verificar até que ponto são efetivamente verídicas. Em ano eleitoral no Brasil, este é um assunto recorrente, que preocupa profissionais da Comunicação e também pauta discussões entre os candidatos e os próprios eleitores.

Com a ajuda de programas que simulam ações humanas, muitas notícias falsas – as chamadas fake news – são disseminadas com rapidez, espalhando boatos e, em alguns casos, comprometem a imagem, a segurança e até mesmo a integridade de pessoas ou instituições.

Para falar sobre este assunto, os Cursos da Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) receberão, no dia 5 de abril, Pablo Ortellado, colunista da Folha de S. Paulo, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e coordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto que monitora o compartilhamento de notícias políticas nas mídias sociais no Brasil.

A aula inaugural ocorrerá no Anfiteatro do Bloco 18, a partir das 19h15min, aberta a toda a comunidade, com entrada gratuita. Como debatedores estarão presentes o jornalista Leandro Fontoura e a professora do Departamento de Comunicação Social Cristiane Lindemann. O evento é uma promoção dos Cursos da Comunicação Social, do Departamento de Comunicação Social e do Curso de Direito da Unisc.


Foto: Divulgação
Pablo Ortellado, colunista da Folha de S. Paulo, falará sobre “Notícias falsas no contexto da polarização”
Pablo Ortellado, colunista da Folha de S. Paulo, falará sobre “Notícias falsas no contexto da polarização”