compartilhe >>

Fevereiro é marcado por recordes de calor no Estado


Fonte: Climatempo e INMET
Publicado 19/02/2017 19:17
Atualizado 19/02/2017 19:17

Região   CALORÃO

Fevereiro está sendo marcado por temperaturas altas no Rio Grande do Sul, acima da média. O bloqueio atmosférico causado pela ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) não está permitindo o avanço das frentes frias pelo Sul do Brasil. Os sistemas chegam até a fronteira com o Uruguai e são desviados para o oceano. A chuva também tem acontecido com irregularidade no Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 01 até a manhã do dia 18, o acumulado de chuva  era de 40 milímetros, aproximadamente, enquanto a média do mês é de 100 milímetros.

Sem chuva frequente e sem ar polar, que são reguladores da temperatura, o calor tem ficado acima do normal. Segundo o Insituto Nacional de Meteorologia (INMET), em apenas 5 dias de fevereiro a temperatura máxima ficou abaixo de 30ºC, que é a média climatológica de fevereiro. Considerando todo o verão, o dia mais quente foi 26 de dezembro, quando fez 38ºC.

Para os próximos dias ainda não há expectativa de uma forte frente fria que consiga avançar pelo Rio Grande do Sul. Por isso o calor intenso vai continuar no decorrer da próxima semana no Estado. Confira no mapa abaixo as máximas para os próximos cinco dias.


Foto: Reprodução/Climatempo
Máximas para os próximos 5 dias
Máximas para os próximos 5 dias

Foto: Reprodução/INMET
Previsão aponta semana com chuvas
Previsão aponta semana com chuvas

Foto: Portal Arauto/Bruna Lovato
Domingo foi de tempo instável
Domingo foi de tempo instável