compartilhe >>

Sindicato oferece três cursos gratuitos em Vera Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 29/03/2024 06:11
Atualizado 29/03/2024 06:14

Geral   QUALIFICAÇÃO

Durante a semana agricultores de Vera Cruz estão tendo a oportunidade de adquirir novos conhecimentos em três cursos oferecidos pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (STRAF) de Vera Cruz em parceria com o Senar-RS, a Emater/RS-Ascar e o Sicredi. As formações são gratuitas e estão ocorrendo na localidade de Entre Rios, no interior do município, com cerca de 15 participantes por turma.

O presidente do Sindicato, Cristian Wagner, destaca a importância do apoio do Senar, a Emater e o Sicredi. “Estes importantes parceiros ajudam a viabilizar excelentes oportunidades de novos conhecimentos e qualificação para a população do campo e da cidade”, explica. 

LEIA TAMBÉM: Agricultura familiar é destaque com mais de 500 expositores na feira

A primeira oportunidade é o Curso de Processamento de Hortaliças, que iniciou na segunda-feira e encerrou na quarta-feira, dia 27. Conforme Cristian, o intuito deste curso é fortalecer as comunidades e fazer com que elas possam reaproveitar melhor os produtos, além de gerar renda e economizar recursos financeiros. “A gente sabe que dentro da agricultura familiar se perde muito produto, muitas vezes por não ter utilização, não ter comercialização, então o processamento de hortaliça tem o intuito de fazer conservas, minimamente processar esses produtos para que eles tenham vida útil maior dentro das propriedades e também para o consumo das famílias”, disse.

De terça até quinta-feira, dia 28, também foram ministrados dois cursos sobre a  Norma Regulamentadora NR-31 e sobre bolachas e salgados caseiros. O primeiro é específico para aplicação de defensivos agrícolas, abordando a utilização dos produtos sem prejudicar a natureza e os vizinhos, evitando contaminações. “Através de uma lei federal, que limita a utilização do agrotóxico 2,4 -D, torna-se obrigatório ter o certificado do curso de NR31 para compra e aplicação deste defensivo”, comenta Cristian Wagner.

Já o curso de bolachas e salgados caseiros oportuniza uma nova possibilidade econômica para a comunidade rural. Os produtores podem a partir dos ensinamentos nas aulas, fazer os produtos para gerar renda adicional, ou para consumo próprio e economizar dentro da propriedade. “Os cursos têm um pouco isso, fazer com que os agricultores possam aproveitar o que tem na propriedade e com isso gerar renda e também uma economia nos custos operacionais da família na casa”, completa.

LEIA MAIS: Evento municipal vai abordar a sucessão nas propriedades


Foto: Divulgação
Curso de Processamento de Hortaliças iniciou na última segunda-feira em Entre Rios
Curso de Processamento de Hortaliças iniciou na última segunda-feira em Entre Rios