compartilhe >>

INSTITUCIONAL


Atualizado 10/04/2023 22:11

O Portal Arauto é um veículo jornalístico profissional, independente e não partidário.

A credibilidade é o nosso maior patrimônio. Temos o compromisso de levar ao leitor a informação clara e verídica, atestando o caráter comprometido com as comunidades nas quais estamos presentes.

Com propósito de um jornalismo abrangente e sério, tem canal aberto com a população. É empenhado com a apuração, investigação e curadoria de informações, a despeito de onde partam, para publicação de forma independente e imparcial, baseado nos preceitos da liberdade de expressão.

Reconhecido pela atuação que prima por noticiar o que acontece nas comunidades que abrange, o Portal Arauto destaca o comprometimento em contribuir com o desenvolvimento da região.

Valores

  • Prezar pela verdade e precisão na descrição dos fatos;
  • Aproximar as necessidades da comunidade das soluções;
  • Entregar ao público leitor conteúdos relevantes;
  • Manter a imparcialidade dos fatos, não emitindo opinião;
  • Ser apartidário;
  • Buscar objetividade e concisão na construção das publicações;
  • Não se deixar intimidar pelos interesses das fontes;
  • Contemplar todos os lados identificados nos fatos;
  • Reconhecer e corrigir erros.

Conteúdo

Notícias: produzidas pela equipe de jornalismo do Portal Arauto. Conteúdo original ou produzido por parceiros, relatando fatos e seguindo o princípio da imparcialidade. As notícias não contam com opiniões dos autores, apenas expressam e detalham fatos.

Conteúdo patrocinado: produzido pela equipe de jornalismo do Portal Arauto ou pelas assessorias dos parceiros. As informações, de interesse público, são divulgadas por organizações que buscam divulgar mensagens e ideias.

Coberturas especiais: envolvem grande parte da equipe do Portal Arauto. São, na maioria das vezes, grandes eventos, de relevante interesse público, que atraem importante atenção dos espectadores. Acontecimentos como esses, normalmente, além de gerarem capas especiais, originam materiais gráficos, fotográficos, em vídeo, entre outros.

Fotos: importantes fontes de ilustração que atraem e despertam o interesse dos leitores. O Portal Arauto produz ilustrações, fotos, gráficos, infográficos e artes. Além disso, também podem ser usadas imagens, que não tenham direito reservado, de outras fontes. Todo o material é creditado e ganha legenda. Os créditos são destinados a pessoas físicas, organizações e têm origem definida. Imagens de crianças e adolescentes só serão publicadas com autorização. Fotos que tragam constrangimento a pessoas ou organizações, ou que mostrem crianças e adolescentes em conflito com a lei, não serão publicadas.

Vídeos: produzidos pela equipe multimídia do Portal Arauto ou editados a partir de imagens coletadas por fontes parceiras. Seguem também os preceitos da imparcialidade e são editados mostrando a verdade sobre os fatos. São, normalmente, produzidos para as redes sociais e incluídos como fonte multimídia nas matérias publicadas pelo Portal Arauto.

Áudios: produzidos pela equipe do Portal Arauto ou editados a partir de mensagens coletadas por fontes parceiras. Seguem também os preceitos da imparcialidade e são editados mostrando a verdade sobre os fatos. São, normalmente, produzidos exclusivamente para contribuir com a caracterização de fatos publicados pelo Portal Arauto.

Equipe

Os profissionais do Portal Arauto têm como foco explorar fatos, assuntos do cotidiano e temas próximos dos leitores. As matérias publicadas no Portal Arauto recebem a assinatura do(s) profissional(is) envolvido(s) na publicação. Além do principal envolvido com a publicação, a menção “colaboração” também é usada no caso do envolvimento de outros profissionais.

Na página Equipe – (Em breve) – são disponibilizadas informações sobre os profissionais, além de formas de contato através de e-mail e redes sociais.

Apuração e produção

A equipe do Portal Arauto é formada por jornalistas e produtores, que pela proximidade com as fontes e credibilidade, recebem diariamente diversas sugestões. As possibilidades são levadas a reuniões e discutidas individualmente para que possam ser trabalhadas da melhor forma possível.

A partir daí a pauta é destinada a um ou mais membros da equipe, que focam no trabalho de apuração, seguindo os preceitos da imparcialidade, liberdade de expressão e democracia. Independentemente de quem seja ou qual cargo ocupe, o Portal Arauto dá voz aos envolvidos no fato, além de aproximar as demandas das comunidades dos órgãos competentes.

Após o processo de apuração, a produção é feita pelos membros da equipe. Antes de ser publicada, a editoria realiza nova checagem e questiona os realizadores sobre novas possibilidades.

Sugestões de pauta podem ser enviadas pelo e-mail jornalismo@arautofm.com.br ou pelo WhatsApp (51) 9 9326-9007.

Grupo

O Grupo Arauto surgiu para integrar as empresas que carregam o nome Arauto e têm o ideal comum de realizar um trabalho de qualidade e com total respeito ao cliente, seja ele leitor, ouvinte ou anunciante.

O Jornal Arauto, criado em 1986, é o embrião deste Grupo. A ativação da primeira rádio, FM 95,7, em Vera Cruz, no ano de 2011, foi o passo seguinte. Em 2016, com o anseio de estar mais presente nos meios digitais, surge o Portal Arauto. Já em 2017, pensando em estar ainda mais perto da comunidade regional, o Grupo Arauto inaugurou a segunda sede, em Santa Cruz do Sul.

A ativação da segunda emissora de rádio ocorreu em 2018, no Vale do Taquari: Arauto FM 90,5, sediada em Mato Leitão. Em 2019, ocorreu uma grande remodelação no Jornal e a criação da identidade de Grupo Arauto de Comunicação. Em 2020, mais uma vez com o intuito de se aproximar dos ouvintes, a Arauto FM 90,5 inaugura uma sede em Venâncio Aires.

As sedes do Grupo Arauto estão na Rua Jacob Blész, 38, no Centro de Vera Cruz; na Rua Venâncio Aires, 5, no Centro de Santa Cruz do Sul; na rua Rua Leopoldo Aloisio Hinterholz, 591, no Centro de Mato Leitão; e na Rua Getúlio Vargas, 1140, no Centro de Venâncio Aires.

Abrangência

O Jornal Arauto circula nos municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Vale do Sol, com edições bissemanais, às terças e sextas-feiras.

Arauto FM 95,7 tem atuação voltada aos municípios do Vale do Rio Pardo, com abrangência também em cidades da região central e Centro Serra do Rio Grande do Sul. Já a Arauto FM 90,5 tem o olhar voltado a Venâncio Aires, estendendo a cobertura também a cidades do Vale do Taquari.

O Portal Arauto, que funciona de forma integrada nas cidades de Vera Cruz, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, atua nas regiões do Vale do Rio Pardo e Taquari, além de cidades da região central e Centro Serra do Rio Grande do Sul. Acontecimentos relevantes em níveis estadual e nacional também ganham notoriedade através do Portal Arauto, que a cada dia mais tem despertado o interesse de leitores tanto do Rio Grande do Sul como de fora dele.

Correções

O Portal Arauto tem a credibilidade como seu maior patrimônio e, portanto, é muito rigoroso na apuração, produção e edição dos conteúdos publicados. No entanto, erros podem ocorrer e, quando forem factuais ou indutivos a interpretações incorretas, são imediatamente corrigidos.

A errata ou esclarecimento é incluída e registrada na própria matéria. Aos que se sentirem prejudicados ou queiram realizar esclarecimentos, o Portal Arauto garante o espaço para retratação. Os erros podem ser informados à equipe do Portal Arauto por meio do e-mail jornalismo@arautofm.com.br.

Diversidade

O Portal Arauto tem uma equipe formada por profissionais que, independentemente de cor, crédulo, orientação sexual, classe social ou opção política, baseiam suas ações na meritocracia e competência. Esse também é nosso preceito no momento da contratação, ou seja, repreender os comportamentos discriminatórios não só dentro da organização, como também nas publicações feitas por leitores em redes sociais.

Entendemos que isso contribui para a diminuição do desequilíbrio e torna nossas ações mais justas e democráticas. Promovemos, ainda, a igualdade e assumimos o compromisso, agindo com responsabilidade social, provocando assim o engajamento e a produtividade da equipe. Promovendo a diversidade conseguimos oxigenar projetos, o que influencia no resultado dos negócios.

Assédio

Trabalhamos em um ambiente familiar, respeitando a liberdade de cada um e oferecendo um espaço para que todos se sintam à vontade para compartilhar e questionar comportamentos que possam gerar desconforto ou se tornem assédio. Entendemos, no entanto, que o assédio não se limita ao ambiente da organização e está presente na sociedade. Combatemos e divulgamos não só as formas como também as atitudes que possam caracterizar assédio.

Contato

Vera Cruz

Rua Jacob Blész, 38 - Vera Cruz - RS
CEP: 96880-000 | Fone (51) 3718-3400

Santa Cruz do Sul

Rua Venâncio Aires,  5 | Santa Cruz do Sul
CEP 96810-204 | Fone (51) 2109-0066
 

📱 WhatsApp (51) 9570-2200 e (51) 9793-8140
📩 E-mail: jornalismo@arautofm.com.br