compartilhe >>

FOTOS: Santa Cruz inaugura novo Centro de Bem-Estar Animal


Publicado 26/03/2024 12:01
Atualizado 26/03/2024 12:03

Geral Fotos   PROTEÇÃO

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou, na manhã desta terça-feira (26), a inauguração do Centro de Bem-Estar Animal. O espaço, localizado na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, em Linha Santa Cruz, tem capacidade para abrigar 180 caninos e 15 felinos vítimas de abandono ou maus tratos.

Leia também: Santa Cruz inaugura CastraPet para esterilização de cães e gatos

Com um investimento de mais de R$1,8 milhões e uma área de 10 mil metros quadrados, em um dos prédios localiza-se o Centro Administrativo com departamento técnico e área de atendimento ao público. Em outro espaço estão os boxes de albergagem dos cães. São 25 boxes coletivos e 14 individuais. O centro conta também com um espaço para albergagem de gatos e área de recreação para caninos.

A secretaria de meio ambiente, Simone Schneider, afirmou que a inauguração é um marco importante, pois é um espaço dedicado ao cuidado e à proteção dos animais na comunidade. “Sabemos da dificuldade que cada entidade e cada representante da causa animal têm passado por causa dessas situações, sem locais específicos e adequados para receber esses animais. Este centro representa um marco importante com o compromisso ao bem-estar animal. Ele foi projetado com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e acolhedor. Aqui contamos com uma equipe dedicada. Todos os nossos colaboradores não medem esforços para que as atividades sejam sempre exemplares”, pontuou.

O veterinário Thiago Marques ressaltou a colaboração conjunta que tornou possível a realização do projeto, reconhecendo o esforço de várias entidades e voluntários envolvidos na causa animal.“Eu venho aqui para ressaltar a importância do trabalho em conjunto, feito a várias mãos. O Centro de Bem-estar Animal não sou eu, somos todos nós que trabalhamos aqui de uma forma conjunta. Hoje nós temos as entidades que trabalham em prol da causa animal, sendo parceiras da causa que nós defendemos. A luta não é fácil, o dia a dia não é fácil. Nós temos vários protetores independentes que fazem seu trabalho voluntário e que têm uma ressalva enorme perante a sociedade, porque é um trabalho de significância sem precedência”, mencionou.

A prefeita Helena Hermany reafirmou o compromisso da Administração Municipal com a saúde e bem-estar dos animais, destacando a importância dos animais de estimação na vida das pessoas. “Quem é a pessoa que não tem junto consigo um animalzinho, cãozinho, gatinho ou passarinho? Quem é que não tem aquele animalzinho de estimação? Eu vou ampliar agora o meu cuidado. Cuidar das pessoas e cuidar de quem as pessoas gostam, de quem as pessoas amam. Cada um que está aqui ama os animais, ama o seu bichinho de estimação e isso também nós temos que incorporar”, disse.

A vereadora Bruna Molz expressou sua emoção por ver concretizado um projeto tão esperado, lembrando seu envolvimento desde 2011 com o Canil Municipal.“A minha história com o Canil Municipal começou em 2011. Eu era uma apaixonada por animais, sempre quis trabalhar com a causa como voluntária. Isso aqui é realização de um sonho. Eu não sei o que vai acontecer com a minha vida política, se eu vou continuar, ou o que vai acontecer comigo, mas hoje eu sei que eu posso dormir em paz”, concluiu.

Entre os serviços desenvolvidos no local há a captura e recolhimento emergencial de animais em situação de risco, albergagem e manutenção de cães e gatos, cadastramento, regulação e agendamento para executar esterilizações gratuitas. Além de todo o atendimento clínico e ambulatorial, os animais também serão imunizados através de vacinação contra os mais diversos tipos de enfermidades. Testes para leishmaniose, para FIV e Felv e vermifugação também são realizados. No local também será realizada a identificação e microchipagem.

O centro estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 14h30min, sem fechar ao meio dia.