Geral

Santa Cruz inaugura CastraPet para esterilização de cães e gatos

25 de março de 2024
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Emily Lara / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Estrutura fixa está localizada junto ao Cras Beatriz Frantz Jungblut, no Bairro Santa Vitória

    Na tarde desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Santa Cruz do Sul inaugurou o CastraPet, uma estrutura fixa dedicada à esterilização de cães e gatos. O espaço está localizado junto ao Cras Beatriz Frantz Jungblut, na Avenida David Severo Mânica, número 369, no Bairro Santa Vitória.

    Leia também: Técnicos de enfermagem protestam em caminhada pelo Centro de Santa Cruz em busca de equiparação salarial

    O CastraPet visa conter o aumento desenfreado da população de animais no município. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, Santa Cruz possui cerca de 33 mil cães e 14 mil gatos, com metade deles em situação de abandono.

    A titular da pasta, Simone Schneider, afirmou que a intenção é realizar aproximadamente 150 atendimentos por mês de animais que estão sob a guarda de famílias em situação de vulnerabilidade social. Os cadastros podem ser efetuados no Cras Beatriz, na Secretaria de Meio Ambiente ou no Centro de Bem-estar Animal. Para fazer a solicitação, é preciso apresentar um documento oficial com foto, comprovante de renda e comprovante de residência. Depois disso, a documentação será analisada por uma equipe técnica, que concederá a autorização para que o procedimento possa ser previamente agendado. 

    “Esse cadastro é para as famílias que estão em situação socioeconômica, em situação de vulnerabilidade, as pessoas de baixa renda. Então justamente para proporcionar para estas que não têm condições de fazer o pagamento numa clínica particular”, apontou.

     A iniciativa surgiu após uma indicação da Vereadora Bruna Molz no Legislativo. A parlamentar esteve presente na cerimônia de inauguração e demonstrou felicidade pela realização do projeto. “Vão ocorrer as castrações que são tão necessárias. […] Aqui vão ser castrados 150 animais por mês. Façam o cálculo de quantos animais a menos nós teremos no futuro em razão de termos uma unidade séria em Santa Cruz, que trabalha para o bem-estar animal”, destacou.

    A prefeita Helena Hermany ressaltou a importância do controle populacional, da proteção e do tratamento digno dos animais. “Um marco significativo na nossa jornada junto ao cuidado dos nossos animais. A grandeza de uma cidade pode ser julgada com como seus animais são tratados. O CastraPet educará a nossa comunidade sobre a importância da posse responsável e controle populacional, e garantirá um futuro mais saudável para todos os seres vivos”, disse.

    Notícias relacionadas

    Prazo para encomendas do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho é prorrogado em Venâncio Aires

    Geral

    14 maio 24

    Prazo para encomendas do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho é prorrogado em Venâncio Aires

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires informa que está prorrogado o prazo do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho da Safra 2024/2025. Os produtores rurais poderão fazer seus pedidos até 31 de maio. Leia também: Prefeitura de Venâncio…

    Feiras do agasalho de Venâncio Aires serão realizadas no Pavilhão São Sebastião Mártir

    Geral

    14 maio 24

    Feiras do agasalho de Venâncio Aires serão realizadas no Pavilhão São Sebastião Mártir

    A queda das temperaturas e a proximidade do inverno aumentam a necessidade de roupas quentes para proteção contra o frio. Em Venâncio Aires, neste ano, o período coincide com a assistência que o município vem prestando aos atingidos pelas recentes…

    ARAUTO REPÓRTER UNISC 14 de Maio de 2024

    Arauto Repórter

    14 maio 24

    ARAUTO REPÓRTER UNISC 14 de Maio de 2024

    No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Iniciativa vai garantir segunda via de documentos a vítimas da enchente em Santa Cruz. ➡️ Rua João Werlang é interditada pela Defesa Civil por alto risco de deslizamentos. ➡️ Prefeitura de Santa…

    Recolhimento de lixo está normal nos pontos com acesso em Venâncio Aires

    Geral

    14 maio 24

    Recolhimento de lixo está normal nos pontos com acesso em Venâncio Aires

    A Secretaria de Meio Ambiente informa que o serviço de coleta de lixo está normalizado em Venâncio Aires. A empresa Terraciclo, responsável pelos serviços, está seguindo o roteiro normal nos locais onde há acesso. Leia também: Governo anuncia R$ 70 milhões…

    Vídeos curtos