compartilhe >>

Prova de 500 quilômetros desafia vera-cruzense


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 19/04/2024 07:00
Atualizado 19/04/2024 07:12

Esportes   CORRIDA DA AVENTURA

Neste domingo (21), cinco vera-cruzenses vão representar a Capital das Gincanas na Corrida da Aventura, em São Francisco de Paula. Douglas Kroetz, Richard Klingler, Matheus Heck, Evandro Sehnem e Marson Schlittler vão participar da competição de 80 quilômetros, na disputa brasileira e gaúcha. Douglas, por sua vez, ainda completará 500 quilômetros de percurso, em uma prova de nível mundial que deve se estender ao longo da próxima semana.

Desafio

Além do físico, o mental é bastante exigido durante o percurso, especialmente no de 500 quilômetros. “Na etapa mais longa, os maiores desafios são os preparos físicos e psicológicos. Como é uma disputa contra o relógio, quem correr mais, for mais rápido, tem chances maiores.”, explicou Douglas. No entanto, de acordo com o vera-cruzense, também deve-se ser inteligente. “Porém é necessário ser preciso na orientação por mapas, pois o caminho não é demarcado e um erro pode custar todo o esforço. Temos que trabalhar muito a orientação, a questão logística, de alimentação, tempo de descanso. Todo equipamento que precisarmos durante a corrida, que leva até seis dias para finalizar, precisa estar organizado já na largada e ser entregue para a organização de prova. Inclusive roupas e alimentos.”, revelou.

O atleta tem se preparado diariamente com treinos em diferentes modalidades. Isso porque os 500 quilômetros não serão somente de corrida. Os primeiros 42 quilômetros serão de trekking, uma trilha em um relevo desafiador. Os próximos 42 são de mountain bike, com bicicleta. Na sequência, são 40 quilômetros de remo e outros 63 de bicicleta. Ainda haverá mais 35 quilômetros de trekking com rapel, 93 de bicicleta, com outros 25 de trilha novamente e mais 83 de mountain bike. O percurso finaliza com 55 quilômetros de remo e 17 de trekking. “Acho que independente da categoria, somos motivados pelo desafio pessoal. Conhecer nossos limites em um esporte que envolve diferentes habilidades. É um esporte que te leva a lugares incríveis, naturezas exuberantes”, frisou Douglas.

A prova, que inicia no domingo, deve terminar na quinta e na sexta, com o encerramento do evento marcado para sábado. “A expectativa é estar no pódio com minha equipe e buscar uma vaga para a etapa final do circuito mundial”.

Retrospecto

Douglas já participou anteriormente de provas desafiadoras como a que começa no domingo. No ano passado, a equipe do vera-cruzense foi vice-campeã. Ele também já correu no Paraguai e no Panamá. É a quinta etapa a nível mundial com participação do atleta. “Comecei por vontade de conhecer o esporte. Na época apenas jogava futebol. A partir daí, deixei a bola de lado e me apaixonei completamente pela bicicleta.”


FOTO: WLADIMIR TOGUMI/ARWS
Douglas e equipe comemoram segundo lugar na competição em 2023
Douglas e equipe comemoram segundo lugar na competição em 2023

FOTO: ANTONIO ARADAS/ARWS
Uma pequena soneca é fundamental durante o percurso
Uma pequena soneca é fundamental durante o percurso