compartilhe >>

Escritor de obra que gerou polêmica em Santa Cruz recebe homenagem na Câmara dos Deputados


Publicado 28/03/2024 14:28

Geral   O AVESSO DA PELE

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) reinaugurou a Frente Parlamentar em Defesa do Livro, Leitura e Escrita, na Câmara dos Deputados. O evento contou com uma homenagem ao escritor Jeferson Tenório, autor do livro O Avesso da Pele, que gerou polêmica no início deste mês em Santa Cruz do Sul. O autor recebeu das mãos da parlamentar uma moção de louvor para reconhecer a contribuição para a literatura.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá doação de medicamentos através do programa Farmácia Solidária

O livro ganhou destaque recentemente devido a um vídeo divulgado pela diretora da Escola Ernesto Alves. Nas imagens, Janaína Venzon expôs trechos da obra, a presença de palavras consideradas ofensivas por ela e uma descrição de um ato sexual entre os personagens. A gestora questionou a inclusão do livro no Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do Governo Federal.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A publicação do vídeo gerou um intenso debate nas redes sociais, com alguns apoiando a posição da diretora e outros criticando a suposta censura à obra. Por conta da polêmica, Santa Cruz ficou em evidência no cenário nacional e outros locais, como Paraná e Goiás, iniciaram a discussão sobre os limites da liberdade de expressão artística e a responsabilidade na seleção de materiais didáticos fornecidos aos estudantes.


Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
Escritor de obra que gerou polêmica em Santa Cruz recebe homenagem na Câmara dos Deputados