compartilhe >>

Reservando Água tem doação de 237 caixas d’água pela BAT


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 29/03/2024 06:44
Atualizado 29/03/2024 06:46

Geral   VERA CRUZ

O combate à estiagem ganhou um aliado em Vera Cruz nesta semana, quando o programa Reservando Água, planejado ainda em março de 2022, saiu do papel. Nesta terça-feira, 26 de março, a empresa BAT Brasil oficializou a parceria ao repassar a doação de 237 caixas d’água de 500 litros para a Prefeitura de Vera Cruz. Junto ao Semae e à Secretaria de Desenvolvimento Social, as famílias contempladas serão selecionadas, mas o prefeito Gilson Becker adianta que um olhar especial deve ser dado à região de Ferraz, que nos últimos anos sofreu de forma mais intensa com as seguidas estiagens, inclusive com períodos de racionamento de água. O programa Reservando Água pretende driblar o déficit hídrico desenvolvendo políticas públicas através da preservação e da gestão dos recursos hídricos. Vai priorizar aquelas propriedades vinculadas à produção de tabaco e famílias de baixa renda cadastradas.

O especialista em Sustentabilidade da BAT Brasil, Jaime Dias, ressaltou a importância dos reservatórios para a segurança hídrica, especialmente em momentos de estiagem,o que foi corroborado pela gerente de ESG e Comunicação da BAT Brasil, Amanda Cosenza. Ela frisou que apesar de 2023 ter sido bastante chuvoso, após sucessivas estiagens, novamente com a presença do fenômeno La Niña o cenário pode mudar e os dias secos retornarem. “Esse é um projeto de ação social para Vera Cruz, que integra uma bacia hidrográfica importante. Temos atividades diversas na área de ESG e temos olhado com muito carinho para esse projeto há cerca de dois anos, com foco em gestão hídrica, considerando a escassez da água. Fizemos um trabalho com a Unisc para entender melhor como podemos proteger mais a bacia do Rio Pardinho, e assim podermos contribuir com nossa região, e agora, especialmente, com o município de Vera Cruz. É uma honra para a BAT contribuir com um município que desenvolve um trabalho sério como Vera Cruz”, elogiou Amanda.

O Prefeito agradeceu a parceria que dá início ao programa e ratificou que nas próximas semanas deve haver a seleção das famílias que receberão os reservatórios, cabendo a elas a instalação. A região de Ferraz, reforçou ele, é onde hoje concentra as maiores dificuldades quando há falta de chuva. E reiterou que o trabalho do Reservando Água alia segurança hídrica, preservação da água e gestão deste recurso para minimizar os efeitos da seca e melhorar as condições de vida dos moradores.

Leia também: Cerca de 105 mil veículos devem passar pela RSC-287 durante o feriado de Páscoa


Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Parceria público-privada foi formalizada com a BAT Brasil na doação dos reservatórios
Parceria público-privada foi formalizada com a BAT Brasil na doação dos reservatórios