compartilhe >>

Diocese de Santa Cruz celebra a Missa do Santo Crisma


Fonte: Assessoria de imprensa
Publicado 28/03/2024 13:09

Geral   FÉ

Na noite dessa quarta-feira (27), a Diocese de Santa Cruz do Sul promoveu a tradicional Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos ou da Unidade, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli e concelebrada pelo Bispo Emérito de Bagé e integrante do Clero da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Gílio Felício e pelos padres e diáconos presentes – aproximadamente 80 sacerdotes e 30 diáconos permanentes.

Leia também: Cerca de 105 mil veículos devem passar pela RSC-287 durante o feriado de Páscoa

Durante a missa solene dois momentos celebrativos marcaram a noite, o primeiro a renovação das promessas sacerdotais dos presbíteros feitas no dia da ordenação e o segundo, a benção dos óleos que serão usados pelos sacerdotes em suas paróquias, nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.  Dois óleos foram abençoados pelo bispo: o Óleo dos Enfermos e o Óleo dos Catecúmenos. O óleo do Santo Crisma foi consagrado.

O Óleo dos Enfermos é utilizado no sacramento da Unção dos Enfermos, oferecendo conforto espiritual e cura física aos doentes e aos moribundos. O Óleo dos Catecúmenos é usado no sacramento do Batismo, simbolizando a purificação e a preparação espiritual daqueles que estão prestes a entrar na família da fé cristã.  E o Santo Crisma, por sua vez, é usado em três sacramentos: o Batismo, a Confirmação (Crisma) e a Ordenação Sacerdotal e a Consagração Episcopal, representando a plenitude do Espírito Santo e a incorporação dos fiéis na vida e na missão da Igreja.

Este ano a Semana Santa teve início no domingo (24), Domingo de Ramos,  se estende até o domingo (31), Domingo de Páscoa. Uma programação especial acontece em todas as paróquias da Diocese. Nesta Quinta-feira Santa (28), às 19h, tem início do Tríduo Pascal, com Missa da Ceia do Senhor e rito do Lava-pés. Na Sexta-feira Santa (29), denominada como Sexta-feira da Paixão, às 15h, haverá a Celebração da Paixão do Senhor e ás 17h a caminhada ao Morro da Cruz às 20h, será realizada a Procissão do Senhor Morto. No Sábado Santo (30), às 19h, será a Vigília Pascal. É quando proclamamos a Ressurreição de Jesus Cristo. No domingo (31), Domingo da Páscoa do Senhor. É o dia da vitória sobre o pecado e a morte em que Cristo Ressuscita para a nossa salvação, sendo celebrada a festa da ressurreição, a maior solenidade de fé na visão da igreja.  A Missa de Páscoa será às 9h.


Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa/Diocese
Diocese de Santa Cruz celebra a Missa do Santo Crisma


Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa/Diocese
Diocese de Santa Cruz celebra a Missa do Santo Crisma


Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa/Diocese
Diocese de Santa Cruz celebra a Missa do Santo Crisma