compartilhe >>

Emater destaca manejo de colmeias de abelhas durante a feira


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 22/03/2024 08:20
Atualizado 22/03/2024 08:22

Geral Cobertura Especial   APICULTURA

Durante a 22ª Expoagro Afubra, o que não faltam são oportunidades para os pequenos agricultores realizarem melhorias em suas propriedades rurais. Independente do tipo de produção, esses espaços podem ganhar maquinários mais adequados e práticas inovadoras.

A Emater/RS-Ascar oferece uma série de programações voltadas para a sucessão rural, incluindo artesanato, bovinocultura de leite, cooperativismo, olericultura, piscicultura e turismo rural. Um dos espaços é dedicado à apicultura e à meliponicultura, com orientações sobre o manejo dos apiários de abelhas com e sem ferrão.

Conforme o extensionista rural da Emater, Sanderlei Pereira, durante a feira são realizadas demonstrações de como transferir os ninhos de caixa-isca para a caixa de padrão técnico, além de informações sobre a necessidade de substituir os favos pretos dos ninhos das colmeias. “A cada ano nós focamos em alguns detalhes diferentes. Neste ano estamos realizando essas demonstrações técnicas, para a manutenção dos apiários”, explica. 

O estado conta com 24 espécies de abelhas sem ferrão, das quais 12 estão em exposição no espaço, em pequenas colmeias. O extensionista destaca que, para o produtor, as vantagens de criar abelhas são diversas. “É a diversificação, de ter alguma renda com a produção ou a venda dos enxames, a melhora na alimentação da família, e o mais importante é a polinização de todas as plantas que ele possui na propriedade, sejam as de cunho comercial, frutíferas ou nativas”, relata.

LEIA TAMBÉM: Família de Santa Cruz aposta em fabricação de caixas de abelhas


Foto: Paola Severo
Sanderlei: criação de abelha traz diversas vantagens
Sanderlei: criação de abelha traz diversas vantagens