compartilhe >>

Pomar da Embrapa chama a atenção no Parque da Expoagro


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 22/03/2024 07:50

Geral Cobertura Especial   QUINTAIS ORGÂNICOS

No calor da tarde da última quarta-feira, dia 20, muitos visitantes se refugiaram na sombra de um pomar no Parque da Expoagro. A plantação é um demonstrativo dos Quintais Orgânicos de Frutas, projeto desenvolvido pela Embrapa nos três estados do Sul.

O criador e coordenador do programa, Fernando Costa Gomes, conta que a iniciativa começou há duas décadas, no âmbito do Programa Fome Zero, e atualmente está presente em 259 municípios.“É um programa social, voltado para a segurança alimentar, mas também contribuindo com a questão ambiental”, disse.

Os quintais são voltados para agricultores familiares, assentados, comunidades escolares, indígenas e quilombolas, oferecendo segurança alimentar através de um kit com 60 plantas de 20 espécies, que incluem feijão, milho, batata doce e cebola. Nos 21 anos de existência do programa, já foram mais de 2,6 mil quintais instalados no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, beneficiando mais de 76 mil pessoas.

Foram plantadas 444 mil árvores, com mais de 200 mil frutíferas, das quais 50% variedades nativas. Entre as espécies estão uvaia, araçá, amora, uva, caqui, araticum e espécies em risco de extinção, como a cereja-do-rio-grande, guabiju, butiá e guabiroba. 

LEIA MAIS: Expoagro Afubra terá programação normal nesta sexta-feira


Foto: Paola Severo
Fernando Costa Gomes é o criador do projeto Quintais Orgânicos de Frutas
Fernando Costa Gomes é o criador do projeto Quintais Orgânicos de Frutas