compartilhe >>

FOTOS: 28º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais reúne centenas em Venâncio Aires


Publicado 08/03/2024 12:14

Geral Fotos Cobertura Especial   DIA DA MULHER

Ocorre nesta sexta-feira (8), no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, o 28º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais. O evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher é coordenado pela Regional Sindical dos Vales do Rio Pardo e Baixo Jacuí, através da Comissão Regional de Mulheres. Além disso, a programação tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STR-VA).

Conforme os organizadores, dez sindicatos rurais e outras seis extensões de base, totalizando 16 municípios, estão participando. Ao todo, cerca de 3 mil mulheres estão presentes no Parque. Estão previstas apresentações artísticas, exposições de produtos de associados do STR, incluindo artesanato, da agroindústria familiar, flores e plantas, e debates.

A abertura oficial do evento foi realizada na manhã desta sexta-feira e contou com a presença do prefeito Jarbas da Rosa, vice-prefeita Izaura Landim, Coordenadora de Mulheres Regional Eluana Lopes, representantes do STR-VA, Afubra, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e dos poderes Municipal, Estadual e Federal. 

Confira as últimas notícias

Conforme Eluana, o dia 8 de março, além de ser momento de celebração, é, também, de fortalecer ações em prol das mulheres e de suas conquistas. "A partir de 1911 se iniciou todo um momento de luta e direitos trabalhistas e nós enquanto mulheres trabalhadoras rurais entramos nesta causa em busca dos nossos direitos." Para ela, o evento realizado em Venâncio Aires reforça a luta e a união das mulheres. "Acaba sendo um evento histórico, onde as mulheres contam os dias para se reunir, trocar experiência, buscar conhecimento e reforçar as pautas de luta", salienta.

Vice-prefeita de Venâncio Aires, Izaura Landim, afirma que a realização do 28º Encontro na Capital do Chimarrão é uma conquista para a comunidade, especialmente as trabalhadoras rurais, e para toda a região. "Nós buscamos trazer este evento para Venâncio Aires, porque estamos desenvolvendo políticas públicas para melhorar a vida das mulheres. Para nós é uma honra receber estas mulheres para celebrar esta data e para reforçar a importância da luta e de mantermos nossos direitos já conquistados."

A programação do 28º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais segue até as 16h no Parque do Chimarrão. A entrada é gratuita.