compartilhe >>

Rio Grande do Sul tem 10 pontos impróprios para banho; veja a lista


Fonte: Governo do Estado do RS
Publicado 17/02/2024 10:29

Região   RELATÓRIO

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nessa sexta-feira (16), o décimo boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2023/2024. Dos 91* pontos analisados no Estado, 81 estão próprios para banho. Os dez que apresentam condição imprópria são:

  • Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulatas - Lago Guaíba
  • Candelária: Balneário Carlos Larger - Rio Pardo
  • Dom Pedrito: Praia Passo Real - Rio Santa Maria
  • Pelotas: Valverde - Trapiche
  • Pelotas: Valverde - av. Sen. Joaquim A. de Assunção
  • Pelotas: Santo Antônio - rua Bagé
  • Pelotas: Santo Antônio - av. Rio Grande do Sul
  • Pelotas: Santo Antônio - Restaurante
  • Restinga Seca: Balneário das Tunas - Rio Vacacaí
  • Tapes: Balneário Rebelo

Pelotas passou de dois para cinco pontos impróprios em relação ao boletim anterior. Também entraram para a lista pontos em Restinga Seca e Tapes. Passaram à condição própria dois pontos em Santa Vitória do Palmar.

Planilha completa

A recomendação é que os banhistas evitem pontos impróprios e arredores, especialmente junto às águas que chegam às praias por tubulação, arroios ou rios. O alerta vale principalmente para crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. Os sintomas mais comuns após o banho em áreas contaminadas são diarreia, dor abdominal e enjoos.

Divulgação

Os boletins de qualidade da água são divulgados semanalmente, sempre às sextas-feiras, no site da Fepam, nas mídias sociais (Instagram e Facebook) e no web aplicativo Balneabilidade. 

Os avisos de local próprio ou impróprio para banho também devem estar em destaque em placas informativas fixadas junto aos pontos de coleta de água. A instalação das placas e a atualização do resultado da semana (próprio ou impróprio) é de responsabilidade das prefeituras, sendo uma questão de saúde pública.

Classificação

Para identificar se as condições de balneabilidade em determinado local são adequadas, dois indicadores são analisados:

Escherichia coli, também chamada de E.coli, bactéria cuja presença em abundância na água indica contaminação por fezes; e cianobactérias, ou algas azuis, que podem ocorrer em qualquer manancial superficial.

Os parâmetros utilizados estão previstos nas resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. As cianobactérias são analisadas somente nos balneários de Osório (Lagoa Peixoto), Pelotas e Tapes.

O resultado está condicionado a cinco semanas de monitoramento. Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli, ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50.000 células.

Leia também: Fim de semana será marcado pela instabilidade em Santa Cruz; confira a previsão

Realização

As coletas em água salgada no Litoral Norte e as respectivas análises são feitas pela Fepam, por meio da Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit) e da Divisão de Laboratórios (Dilab). O projeto é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental (DQA).

Já os demais pontos são monitorados com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

Recomendações aos banhistas:

  • entre na água apenas em local com condição própria para banho;
  • evite tomar banho, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos;
  • evite o mergulho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde;
  • tenha atenção especial a crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.

(*) No Litoral Norte, por questões logísticas, não houve coleta nesta semana de Carnaval pela Fepam. O resultado da amostra coletada na quinta-feira da semana anterior (8/2), segue, portanto, em vigor. Em Rio Pardo, também não houve coleta nesta semana por questões internas e operacionais, conforme a Corsan.


Foto: Divulgação
Balneário Carlos Larger, em Candelária
Balneário Carlos Larger, em Candelária