compartilhe >>

Live irá exaltar trabalho de sete mulheres sambistas de Santa Cruz e Santa Maria


Publicado 21/06/2021 20:50
Atualizado 22/06/2021 09:46

Geral   CULTURA

Criado com o objetivo de resgatar a participação feminina no gênero samba, o projeto Divas do Samba irá exaltar o trabalho de sete mulheres sambistas em um grande show com cantoras de Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Para isso, uma live show está programada para ser realizada no dia 25 de julho, às 11h, para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A data também é em homenagem à Tereza de Benguela, líder quilombola.

Quem tiver interesse em acompanhar a live de lançamento do projeto pode acessar o canal do SCB União clicando aqui ou o Facebook oficial do projeto Divas do Samba aqui.  A partir do dia 26 de julho, uma segunda-feira, às 19h, serão realizadas apresentações individuais das divas. Em cada dia haverá 30 minutos de show com cada Diva do Samba mostrando todo o talento.

De acordo com a produtora cultural do projeto, Angélica Fonseca, toda a iniciativa está sendo realizada em Santa Cruz do Sul: "Além da live, foi realizado ensaio fotográfico, gravação de VT, ensaios, gravação da Live e audiovisual individual. O projeto mobilizou a contratação de 25 profissionais das cidades de Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Venâncio Aires e Porto Alegre", destaca.

Saiba mais sobre o projeto 

O projeto Divas do Samba está sendo realizado pela empresa Angel produções, Produtora especializada em projetos de Culturas Populares. Foi selecionado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc. Além disso, a iniciativa tem a direção das produtoras culturais Angélica Fonseca e Marta Nunes. Recentemente as duas foram premiadas com Prêmio Trajetórias, Mestra Griô Sirley Amaro, da SEDAC RS.

O projeto tem a pretensão de alcançar a mobilização de mulheres do mundo do samba;  ampliar as redes de contato e a união de suas forças; provocar e promover experiências inovadoras de difusão, distribuição e fruição, inclusive com o uso de novas tecnologias; valorizar a liberdade criativa, a pluralidade de expressões culturais, reforçando o respeito às diferentes identidades.

AS DIVAS DE SANTA CRUZ DO SUL

VILMINHA: 79 anos, atuou nos anos 50 e 60 como cantora de rádio em programas da cidade de Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. Também se apresentava pelo interior do Estado e em Porto Alegre no programa conhecido como “Clube do Guri” na Rádio Farroupilha.

VERA LUZ: 57 anos, iniciou cantando aos 11 anos em um coral de colégio confessional, aos 12 anos já se apresentava como solista. Vocalista de diversas bandas locais, como a Hallellujah e a N’Band, fez parte do grupo que se apresentou no espetáculo “Nas Asas das Américas” e “100 anos de samba, samba canção e seresta”. Esse último em parceria com o Alcemiro Santos, um dos mais proeminentes sambistas de Santa Cruz do Sul, tendo integrado juntamente com ele o grupo de samba e seresta “Chão de Estrelas” com o qual fez inúmeros shows.

RITA DE CÁSSIA: 44 anos, começou sua carreira aos 10 anos e aos 13 ganhou o primeiro prêmio no Festival da Canção da Escola. Na adolescência conquistou títulos de beleza como a Mais Bela Negra, Rainha do Carnaval e Musa do Samba, entre outros. Rita, costumava cantar nas igrejas e Escolas, para apoiar comemorações e homenagens locais. Também se apresentou em eventos da CIPA , fazendo paródias,  na Souza Cruz, onde foi inclusive, premiada como a melhor. Com 21 anos, fez parte da Banda Scala onde começou a cantar o carnaval, com bandas pela região. Teve participação, junto com a filha e o irmão, na Escolha da Rainha da Oktoberfest onde fez homenagem às soberanas e as candidatas.

GABRIELA SANTOS: Diva mais jovem, tem apenas 20 anos. Ao longo dos últimos 3 anos fez participações esporádicas em sambas da cidade, mas ganhou visibilidade no último ano devido ao lançamento em outubro de 2020 do seu primeiro Ep “Reencontro”, com músicas autorais, cujas composições a cantora contribui. O Ep está disponível no Spotify. O vídeo clip “Dizeres”, também lançado em 2020 tem mais de 10.000 visualizações (https://www.youtube.com/watch?v=dnHJsB7yF40). Em 2020 foi presença marcante como intérprete do Samba de Enredo da Acadêmicos do União. Gabriela, participou do Palco Livre em Santa Cruz do Sul e do Canta Vera Cruz.

AS DIVAS DE SANTA MARIA

VERA LEAL: vem de uma família de músicos. Começou aos 12 anos, caminho longo até montar, junto à família, o Vento Norte, considerado o conjunto da família. Também integrou vários grupos de Santa Maria:  Os  Sombras, Os Garotos da Querência, Angelsom, Esquema Som  e por ultimo  o Cadência do Samba, com que se apresenta em um autêntica casa de samba da cidade, o Boteco do Maré. Trabalhou com canto e dança  nas escolas através do  “Mais Educação”, tendo, nesta época, formado um grupo de pagode formado exclusivamente por meninas. Participou de diversos festivais e foi intérprete de samba de enredo de Escolas de Samba.

ROSANE, NEGA ZANE: começou sua carreira de cantora junto de seu irmão Jorge que foi na época seu maior incentivador. Mesmo sendo muito talentosa, abandonou a música para seguir uma outra paixão: a Matemática. Rosane se formou em Licenciatura em Matemática, atuou como professora nas escolas da região, vindo a reencontrar a música e a performance depois da aposentadoria. Formou com o irmão a Dupla Balada e se apresenta interpretando os mais variedades de ritmos em Santa Maria-RS. 

EVELÍNY: é uma compositora, cantora e artista visual radicada em Santa Maria-RS, e também uma mãe, professora e cozinheira profissional.  Passou tardes da infância nos estudios de rádio com seu pai e também frequentou ensaios de uma tia cantora lírica na capital. A música era sua brincadeira preferida chegaram até gravar em fita K7.

Equipe de trabalho:

  • Direção Geral: Angélica Fonseca e Marta Nunes
  • Audiovisual: Produtora Supernova e Faksanto
  • Fotografia: Agência Comunicando-Juliano Reheir
  • Identidade visual: Luciele Oliveira
  • Som e Iluminação: PRO Produtora Artística
  • Produção Musical: Bako Lopes e Roberto Pohlmann
  • Figurinos: Flavia Nascimento
  • Maquiagem: Nataly Pedroso
  • Redes sociais: Simone Vianna e Vinicius Stumm

Foto: Divulgação
Evento organizado por integrantes do projeto Divas do Samba busca resgatar a participação feminina no gênero samba
Evento organizado por integrantes do projeto Divas do Samba busca resgatar a participação feminina no gênero samba

Live irá exaltar trabalho de sete mulheres sambistas de Santa Cruz e Santa Maria