compartilhe >>

Nutricionista dá dicas sobre alimentação durante quarentena


Publicado 07/04/2020 20:39
Atualizado 07/04/2020 20:41

Geral   VIDA MAIS SAUDÁVEL

Como forma de se prevenir do coronavírus, muita gente encontra-se em casa no período em que muitos denominam de quarentena. No entanto, quanto mais tempo em casa, mais algumas pessoas acabam exagerando no cardápio e comendo mais do que deveriam. Diante disso, a reportagem do Portal Arauto conversou com a nutricionista Francieli Machado que deu algumas dicas sobre como se comportar nesse período sem exagerar na alimentação.

Segundo a profissional, o fato de muitas pessoas estarem em casa, sem terem conhecimento a respeito de quanto tempo o isolamento social será necessário, gera ansiedade. No entanto, destaca que é preciso criar e seguir uma rotina, mesmo que em casa, o que inclui uma rotina de atividades físicas, alimentares, leituras, atividades que deem prazer, entre outras.

Para Francieli, a principal dica é identificar quais são os alimentos alertas, isso é, aqueles que são mais calóricos, mas que a pessoa tanto gosta. Após identificá-los e listá-los, a sugestão é comprá-los apenas no fim de semana ou quando realmente a pessoa estiver com vontade de comê-los e o momento valer a pena. "A pessoa deve se perguntar: preciso mesmo consumir esse alimento, neste momento?", observa. 

Hábitos saudáveis

Outra dica é parar para comer: "Prepare uma mesa bonita, faça esse mimo para você. Sente-se. Evite comer em pé, no sofá, no computador ou no celular. Assim, irá evitar beliscos fora de hora, irá comer com atenção, o que irá lhe proporcionar maior saciedade". Conforme a nutricionista, ao ir no supermercado, o indicado é fazer uma lista de compras de alimentos que serão necessários para o período. "Vamos lembrar da regra: mais comida de verdade e menos industrializados", complementa.

Franciele sugere que as pessoas também façam receitas saudáveis que há tempo não são feitas ou nunca foram. "Assim, quando tiver vontade de comer algo diferente e saboroso, terá a sua disposição", comenta. Ainda segundo a nutricionista, neste momento, assim como em vários outros, é muito importante a preservação da  saúde. "O nosso corpo é nosso templo mais sagrado. O que você está escolhendo para nutri-lo?", questiona.


Foto: Divulgação
Segundo a nutricionista Francieli, o fato de muitas pessoas estarem em casa sem terem conhecimento a respeito de quanto tempo o isolamento social será necessário, gera ansiedade
Segundo a nutricionista Francieli, o fato de muitas pessoas estarem em casa sem terem conhecimento a respeito de quanto tempo o isolamento social será necessário, gera ansiedade

Foto: Divulgação
Nutricionista dá dicas sobre alimentação durante quarentena