compartilhe >>

Cenário de demissões preocupa entidades de Santa Cruz e Vera Cruz


Publicado 02/04/2020 07:00
Atualizado 02/04/2020 07:06

Geral   PRECUPAÇÃO

As medidas para evitar a propagação do novo coronavírus seguem intensas em todo o país. No entanto, alguns reflexos já chegaram à economia, isso porque empresários tanto de Santa Cruz quanto de Vera Cruz têm sinalizado a necessidade de demitir funcionários. Inclusive algumas empresas já efetuaram demissões. 

O cenário atual de Santa Cruz do Sul tem preocupado a Associação Comercial Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, o Sindilojas e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) que lançaram uma pesquisa nesta semana para verificar qual a situação das empresas do município e região. A pesquisa segue até sexta-feira e pode ser respondida por empresários de qualquer segmento  neste link . Até esta quarta-feira, cerca de 100 empresários já participaram do levantamento e destes 80% falam em demissões em função do período sem atividades.

Segundo o presidente da ACI, Gabriel Borba, a pesquisa trata-se de um questionário composto por perguntas referentes às dificuldades que os empresários estão enfrentando, quais os problemas, se estão previstas demissões e quais as estratégias de retorno. Após a finalização da pesquisa, a intenção é levar o resultado ao Poder Público. 

Conforme Borba, as entidades estão mobilizadas e embora o objetivo seja buscar um equilíbrio, o impacto socioeconômico já é sentido. "Estão previstas muitas demissões em massa, porque algumas empresas não têm mais férias para dar e nem banco de horas. É muito triste isso. Esse vírus ataca não apenas a saúde, mas também toda a economia", destaca Borba.

EM VERA CRUZ

Embora ainda não tenha chegado ao conhecimento da Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Vera Cruz a efetivação das demissões, o presidente da entidade, Ubirajara de Almeida, destaca que alguns empresários já sinalizaram uma grande preocupação e comentaram sobre demissões. Segundo ele, os desligamentos são comentados por empresários principalmente do comércio varejista e do setor agrícola que contam com mais de dez pessoas no quadro de funcionários.

O presidente ressalta que a orientação da Acisa é de que os empresários apostem em férias nesse período e evitem ao máximo as demissões: "Os funcionários são muito importantes para as empresas e nós não queremos que eles fiquem desempregados". 


Foto: Arquivo / Portal Arauto
Sem tradicional movimento, empresários estudam demissões
Sem tradicional movimento, empresários estudam demissões