# Notícias Gincana 2018

Acompanhe com o Grupo Arauto as notícias da Gincana Municipal de Vera Cruz 2018

Atualizar as notícias
compartilhe >>

De capital para capital, Gincana que emociona


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 18/05/2018 18:00

  ARTIGO

"Como é bom ser muito bem recebido em algum lugar novo. Minha descendência de italianos me ensinou que devemos tratar as visitas da melhor forma possível, recepcioná-las, mostrar nossa casa, servir um bom chimarrão, e foi exatamente isso que aconteceu comigo há alguns dias em visita à bela cidade de Vera Cruz. Tudo começou com a ideia do nosso prefeito, Evandro Zibetti. Como sou secretário de Esportes, Lazer e Juventude da cidade de Carlos Barbosa, tive a tarefa de pesquisar e montar uma proposta para realizarmos uma gincana municipal, nos moldes das que já aconteciam tradicionalmente nos anos 90. 

Foi então que em busca na internet me surge o seguinte termo: Vera Cruz – Capital das Gincanas. A partir deste momento passei a pesquisar quando ocorria, como faziam e onde estavam as equipes, descobri muita coisa boa da gincana que é realizada anualmente. Após contato com o secretário de Cultura de Vera Cruz, fomos até lá conhecer melhor como tudo funcionava. Fomos recebidos por uma comitiva que contava com Secretário, Prefeito, Elaborador e gincaneiros da cidade, pessoas extremamente entusiasmadas, que falavam e contavam histórias de gincanas com tanta alegria e empolgação que faziam parecer um filme. 
A cada nova amostragem do trabalho realizado nas gincanas me convencia da ideia de que minha cidade, então Capital Nacional do Futsal, tinha espaço para organizar uma gincana semelhante. A visita nos fez sentir a gincana e pudemos observar o quanto de importância tem para Vera Cruz, cidade com população e ano de fundação semelhantes a minha cidade, pois a gincana não é somente um final de semana, são eventos desenvolvidos pelas equipes na comunidade durante o ano todo. 

A gincana é a formação de novos líderes, hoje praticamente em extinção na atual sociedade brasileira. É o lazer sadio e convívio das pessoas com objetivos em comum, além de movimentar a economia da cidade. Enfim, Vera Cruz me inspirou a acreditar que podemos replicar em Carlos Barbosa tamanho sucesso que é a gincana, onde é impossível mensurar todos os ganhos que a cidade tem com a realização deste evento."


Marcos Schneider, secretário de  Esportes, Lazer e Juventude de Carlos Barbosa
Marcos Schneider, secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Carlos Barbosa