# Notícias Gincana 2018

Acompanhe com o Grupo Arauto as notícias da Gincana Municipal de Vera Cruz 2018

Atualizar as notícias
compartilhe >>

O que faz a Gincana de Vera Cruz ser o que é?


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 18/05/2018 10:22
Atualizado 18/05/2018 10:58

  30ª EDIÇÃO

A Gincana é de Vera Cruz, mas sua fama já invadiu, há muito tempo, outras querências. Foi criada em 1969 e era chamada de Gincana Automobilística. Como todo começo, nasceu tímida. Aos poucos, foi encorpando para se tornar uma referência local. Esta será a 30ª edição da Gincana desde que foi assumida pelo Poder Público. Em três dias, dezenas de tarefas colocam as equipes à prova. Superação, show, desafio, limites ultrapassados, busca do improvável, corrida contra o tempo. O que se faz por aqui, em três dias, há quem diga que nunca viu igual. Gincana em Vera Cruz é paixão, beira a loucura. É a Copa do Mundo dos vera-cruzenses. É integração de pessoas, de equipes, de rivais e de irmãos. Nos dias 25, 26 e 27 de maio, a região vive essa emoção.

Mas e o que faz Gincana ser o que é? As seis equipes contam.

KABONGHI: A Gincana tornou-se um evento consolidado em virtude de uma soma de fatores, que partem desde a iniciativa das administrações municipais em tornar o evento de extrema grandeza, transformando-o em referência para demais municípios. Soma-se a isso a constante evolução dos demais envolvidos, desde a comissão organizadora e elaboradora, e de modo especial as equipes, que a cada ano buscam proporcionar um espetáculo de maior grandeza ao público, seja por meio de alegorias, profissionais envolvidos, trabalho, busca. Público esse que, em grande maioria, já tem vivenciado as 29 edições e a cada novo ano reaviva suas expectativas acerca do que será apresentado. Em termos de equipe, este será um ano especial. Participaremos com ânimo renovado. Agregamos novos integrantes, estamos nos reforçando com retorno de antigos participantes. A isso, somamos a tradicional garra, motivação, suor, união, organização e sangue nos olhos, presente em cada integrante. Estamos renascendo das cinzas e afirmamos que esse ressurgimento não será em vão.

KAIMANA: O que faria uma competição ultrapassar décadas? Como se explicaria o fato de os competidores não terem medo do vexame, de superar o constrangimento em busca da soma de pontos? O que mobilizaria um grupo de pessoas durante um ano inteiro na busca de recursos a serem gastos em um fim de semana? O que leva diversas gerações a se unirem em um mesmo objetivo, ultrapassando seus limites e se mantendo acordados por mais de 72 horas? Só há uma explicação: o amor! E amor, é como diz o poeta, não se explica, se vive. São movidos por este amor, que os corações batem mais forte nesta época. Mistura de ansiedade com saudade daquele fim de semana tão maluco. Surpreender sempre é o desejo de todos. Mas em 2018, podemos esperar mais união e descoberta de talentos dentro das próprias equipes. A essência da gincana está em superar os limites de pessoas comuns, que deixam suas profissões mais diversas para se transformarem em verdadeiros artistas. Que venha a gincana 2018, para que possamos surpreender mais uma vez!

LARGADOS: A Gincana de Vera Cruz é sucesso em razão das pessoas e sua entrega para com ela. Aqui, falamos tanto das equipes que se doam ao máximo para atingir os seus objetivos, quanto da organização que se empenha em cada ano para propor desafios diferentes, e do público em geral, que sempre comparece em peso, seja nas tarefas esportivas, show e desfile, para prestigiar e aplaudir o esforço das equipes. Ao longo de todos estes anos, as pessoas jamais abandonaram a essência gincaneira, que se transmite de geração em geração. O envolvimento da comunidade, em todos os âmbitos, é que torna possível a realização da gincana a cada ano.  A Largados está em uma crescente nos últimos anos e se organizando para fazer uma grande gincana em 2018. Crescemos em número, organização e, principalmente, maturidade. Agregamos reforços em todas as áreas, trouxemos de volta nosso espírito alegre e de descontração. E hoje, podemos dizer sim, que vamos brigar pelas primeiras colocações de igual pra igual com as outras equipes.

LOS REFUGOS: A Gincana de Vera Cruz é sucesso porque consegue mobilizar, em cada equipe, pessoas de todas as classes, idades, raças e religiões em busca do mesmo objetivo: o cumprimento das tarefas e, consequentemente, a conquista de título. E os competidores são movidos a aquela adrenalina gerada por cada uma das tarefas, fazendo com que as pessoas esqueçam um pouco do dia a dia para fazer atividades que geralmente não fariam, e mais, em busca da perfeição. Além disso, a expectativa por tarefas como o desfile, o show e especialmente o enigma, mexem com a cabeça dos gincaneiros. A Los Refugos vem se destacando nos últimos anos, conquistando um título e dois vices nas três edições anteriores. Ao completar 20 anos, a equipe pretende manter as conquistas. Por isso, se prepara para fazer uma grande participação, buscando talentos, dando oportunidades aos que vêm evoluindo no grupo e, principalmente, dando condições aos integrantes para fazerem o seu máximo. Vera Cruz pode esperar a tradicional organização, força de vontade, talento e alegria da Los Refugos.

SELVAGENS: A gincana de Vera Cruz é referência e sucesso porque está enraizada na genética do cidadão vera-cruzense. Este amor pela gincana vem passando por gerações. Há décadas a gincana é realizada todos os anos e desde que se tornou oficialmente gincana municipal, há cerca de 30 anos, vem a cada edição cativando novos gincaneiros, revelando novos talentos e se tornando sempre mais profissionalizada e competitiva. Esta herança de berço que as crianças da nossa cidade recebem, faz com que a gincana se torne cada vez  maior e mais bem sucedida e permite que continuemos sonhando sempre com a continuidade do maior evento do nosso município. A Selvagens, como em todos os anos, está preparada para fazer uma grande gincana, de maneira organizada e competitiva, com a garra e união características da “família Selvagens”, e mais um ano pretendemos encantar a população regional, proporcionando um belo espetáculo nas tarefas artísticas e no desfile.

XIRUZ: “A gincana é o nosso Natal.” Assim, o Rodrigo Bartz, integrante e fundador define o que é a gincana para a equipe Xiruz. É nessas poucas palavras, mas que dizem muito, que demonstram que a gincana faz uma equipe virar família. Todos aqueles que entram na disputa têm sua história, em que o ponto em comum é a amizade. São grupos de festas, de carnaval, de escola, que se reúnem para participar do maior evento do município. O sucesso do evento está em poder reunir a integração, paixão e diversão. 
Esperamos encantar e contagiar a comunidade, comissão e os gincaneiros com nosso esforço e dedicação. Nossa tarefa é sempre ser melhor que nós mesmos. Essa missão é, conforme analogia feita pelo Rodrigo, o nosso presente de Natal.  É com ele que chegamos no desfile, com sorriso no rosto, disposição e alegria de quem fez o seu melhor para si, para a comunidade e, principalmente, para a sua família naquele final de semana: a família Xiruz.