compartilhe >>

Cooperativismo é garantia de melhoria na vida dos agricultores familiares


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 21/03/2018 15:49

Geral   EXPOAGRO

No Espaço Casa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra 2018, a Unidade de Cooperativismo de Santa Cruz do Sul mostra o trabalho realizado com 30 cooperativas de três regiões do estado: Soledade, Santa Maria e Lajeado. Também destaca a importância de unir-se em associações e cooperativas para atender necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e de controle democrático dos associados.

De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar, Larissa Molinos da Silva, através da organização econômica e social pode-se obter melhores condições na compra de insumos e na comercialização da produção. “Além disso, permite melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida das famílias, bem como de infraestrutura de produção, industrialização e comercialização”.

O coordenador da Unidade, Edson Paulo Mohr, ressalta que por meio do cooperativismo é possível participar de mercados institucionais e privados de forma organizada. “Assim se pode buscar, de forma conjunta, objetivos que, individualmente, seria difícil de atingir”, avalia. A equipe da Unidade de Cooperativismo de Santa Cruz do Sul é composta por mais dois extensionistas da Instituição, Cinara Kanitz e Anderson Junqueira.

A equipe apresenta, ainda, os princípios do Cooperativismo, como adesão voluntária e livre; gestão democrática pelos integrantes; participação econômica dos associados; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação ou cooperação entre as cooperativas e interesse pela comunidade.


Foto: Taline Schneider/Divulgação
Cooperativismo é garantia de melhoria na vida dos agricultores familiares