compartilhe >>

Prefeitura de Santa Cruz acompanha obras da Corsan Aegea e vê melhorias nas entregas


Fonte: Prefeitura de Santa Cruz
Publicado 04/04/2024 06:44

Geral   SERVIÇOS

Obras e melhorias na cidade são sempre bem-vindas e têm um impacto ainda mais positivo quando entregues em perfeitas condições à população. Por isso, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul mantém um grupo de servidores acompanhando diversos serviços que são contratados e executados por terceiros.

Dentro deste trabalho de acompanhamento, a Administração Municipal está evidenciando um maior cuidado da Corsan Aegea com a repavimentação das ruas que passam por intervenção na cidade. 
Supervisionar o andamento destes trabalhos é função do coordenador de departamento Otávio Balsanir Centena de Oliveira. Ele tem acompanhado as obras do sistema de esgotamento sanitário do município, juntamente com um engenheiro fiscal da Agerst – Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul, e acompanhados por representantes da própria Corsan Aegea e da empresa executora do projeto, a Construtora Central do Brasil CCB, de Goiás, terceirizada pela Corsan Aegea. 

Oliveira tem visitado os trechos em obra com frequência e mantém contato intenso com o engenheiro responsável pelo projeto. “Tenho visto um bom andamento nos trabalhos e na repavimentação. O preenchimento das valas tem sido feito com um material de qualidade, seco e bem compactado, e os paralelepípedos tem sido recolocados de forma bem nivelada”, considera.

A organização das áreas onde as intervenções ocorrem também tem chamado a atenção. Ao final do dia, o pavimento é lavado com o auxílio de um caminhão-pipa, reduzindo a incidência de pó e deixando a via limpa. “Os trabalhadores atuam uniformizados, com equipamentos de proteção individual (EPI) e as áreas onde há trabalho recebem sinalização de qualidade para desvio do trânsito e nas calçadas”, comenta.

Titular da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), a secretária Simone Schneider considera que o acompanhamento direto na execução das obras traz  maior celeridade para  o processo. “Isso faz com que a população sinta menos os impactos das intervenções no seu dia a dia. A implantação da rede coletora de esgoto cloacal trará a garantia de um meio ambiente mais equilibrado e preservado. O governo da prefeita Helena Hermany vem trabalhando com afinco para garantir o cumprimento das metas do novo marco legal de saneamento”, afirmou.

A obra

Ao todo, serão construídos 68 quilômetros de rede de esgoto cloacal e implantados 7.342 ramais prediais, que possibilitarão as ligações das casas à rede coletora de esgoto. O investimento é de R$ 22 milhões e a previsão para a conclusão do trabalho é agosto de 2025 A implantação da rede coletora começará pelos bairros Avenida, Verena e Santo Inácio. Também serão beneficiados os bairros Universitário, Centro, Jardim Europa, Country, Santuário e Harmonia. Com a construção, Santa Cruz do Sul chegará à marca de 41% de rede de esgoto.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL ARAUTO


Foto: Jaime Fredrich/Prefeitura de Santa Cruz
Prefeitura de Santa Cruz acompanha obras da Corsan Aegea e vê melhorias nas entregas