compartilhe >>

Projeto em Santa Cruz realiza cuidados odontológicos em pacientes com deficiência


Publicado 03/04/2024 12:00

Geral   UNISC

Um projeto dedicado a proporcionar cuidados odontológicos para pessoas com deficiência tem feito a diferença na vida de famílias de Santa Cruz do Sul. O Sorriso Especial, iniciativa da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), está em operação há 12 anos e continua a oferecer serviços para aqueles que enfrentam desafios adicionais para cuidar da saúde bucal.

LEIA TAMBÉM: Nova UPA de Santa Cruz deve entrar em funcionamento em novembro

Um dos voluntários dedicados do projeto, Felipe Pereira compartilhou detalhes do trabalho realizado na comunidade. “É oferecido para autistas, cadeirantes, pessoas com síndrome de Down ou qualquer pessoa que tenha alguma deficiência”, explicou. Ele destacou que o projeto também educa profissionais de saúde sobre as necessidades específicas desses pacientes.

Atualmente, o projeto conta com 14 voluntários, embora esse número esteja sujeito a mudanças devido aos processos seletivos realizados periodicamente. Uma das iniciativas projeto é levar informações diretamente às comunidades que mais precisam. “Os profissionais vão até a Luz Azul para falar sobre os atendimentos, justamente porque há famílias que precisam dos serviços, mas não sabem onde podem encontrar", destacou.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os atendimentos são realizados nas quartas-feiras, às 19h, com um custo de R$ 35. Além disso, o Sorriso Especial garante que os serviços sejam acessíveis a todos, independentemente da situação financeira. “Caso a família não possa pagar, é feita uma entrevista com a assistência social para buscar auxílio”, disse. Para agendar um atendimento, os interessados podem entrar em contato através do telefone e WhatsApp (51) 3717-1115.


Foto: Divulgação
Projeto em Santa Cruz realiza cuidados odontológicos em pacientes com deficiência