compartilhe >>

Nova UPA de Santa Cruz deve entrar em funcionamento em novembro


Publicado 03/04/2024 07:48

Geral   PROJEÇÃO

O secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Fabiano Dupont, compartilhou, durante uma entrevista à reportagem do Portal Arauto, atualizações sobre os avanços para instalação da segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. A estimativa do gestor é de iniciar as operações em novembro, em uma estrutura que será instalada junta ao Hospital Santa Cruz (HSC), na região central. 

LEIA TAMBÉM: Cartórios lançam autorização eletrônica para doação de órgãos

De acordo com Fabiano Dupont, o processo está em fase inicial. Um grupo de trabalho composto pela Secretaria de Saúde e profissionais da casa de saúde que será parceria na iniciativa está empenhado na elaboração do projeto definitivo. O secretário destacou a importância de atender às exigências do Ministério da Saúde e de garantir que o projeto esteja em conformidade com os padrões estabelecidos.

É um processo inicialmente burocrático. O Ministério da Saúde nos dá uma referência e temos que nos adaptar. Estamos trabalhando porque não pode ter nada meio ajeitado, tem que ser como está ali. Eles são rigorosos. Devemos, no mais tardar, no final deste mês, ir a Brasília para apresentar o que já temos.  O processo é fase a fase para que, no período próximo a novembro, esteja funcionando”, falou

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A nova UPA deve ser classificada como porte 2. Isso influencia nos números da unidade. Com relação à capacidade de atendimento, espera-se que a nova estrutura seja capaz de atender de 150 a 300 pacientes em um período de 24 horas. O número mínimo de médicos por plantão está estimado em quatro, entre pediatras e clínicos gerais. Além disso, a unidade contará com um mínimo de nove a 12 leitos de observação.


Foto: Mariana Schneider/Grupo Arauto
Nova UPA de Santa Cruz deve entrar em funcionamento em novembro